Randon aumenta capacidade de carga com nova geração de graneleiros

Maior uso de alumínio permitiu redução de até 1.830 kg na versão rodotrem do New R (Por Décio Costa)
Randon aumenta capacidade de carga com nova geração de graneleiros

O mercado transportador de carga tem a promessa da Randon de uma nova geração de graneleiros capaz de oferecer mais rentabilidade e versatilidade para as operações. Denominado New R, o produto foi desenvolvido com materiais mais leves e sob conceito da modularidade na construção a fim de suprir necessidade de cada aplicação.

De acordo com Sandro Trentin, diretor superintendente da Montadora Randon, o lançamento é plataforma para entregar um transporte cada vez mais eficiente e sustentável. “O graneleiro New R é o primeiro produto de uma nova Randon. Está baseado em quatro principais eixos: modularidade, eletromobilidade, inteligência embarcada e sustentabilidade.”

Além incorporar itens que promovem mais visibilidade, como uso de led no sistema de iluminação, a New R passou a utilizar a terceira geração das chamadas placas Ecoplate, manufaturadas com alumínio e PVC. Assim, além de leveza, as caixas de cargas se tornaram mais duráveis em relação aos habituais compensados de madeira.

Os painéis confeccionados com o material foram fundamentais para permitir considerável redução no peso implementos. Somados a uma nova estrutura de alumínio providenciaram um alívio que pode chegar a 1.830 kg, na versão rodotrem ou de 810 kg no tradicional semirreboque. Para o transportador significa ganhos na capacidade de carga líquida.

“É o graneleiro mais leve do mercado”, garante Juliano Pimentel, diretor de tecnologia da montadora. “Cabe observar que a estrutura no chassi se mantém, os ganhos vieram do assoalho para cima, justamente onde o operador manuseia.”

Customizável, a nova linha também será partida para incorporar conectividade e soluções elétricos. Com a New R, a Randon passa a dispor também da oferta de contrato de manutenção, por meio de sistema do Randon Smart. Segundo Pimentel, o primeiro serviço da plataforma. “Não queremos vender telemetria, mas promover previsibilidade e disponibilidade do equipamento.”

O graneleiro também foi o escolhido para estrear o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, eixo elétrico com recurso de regeneração de energia que contribui com o desempenho da composição. “É um acessório em fase semeadura, ou seja, em operação com clientes que nos retorna com informação”, finaliza Trentin.

LEIA MAIS

→Empresas Randon investirão R$ 100 milhões em energias renováveis

→Carretas Randon com eixo elétrico iniciam fase de testes em operações reais

Fonte: AutoIndústria – Foto: Pedro Tesch/Randon/Divulgação

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO