O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ultrapassou R$ 500 bilhões. O valor corresponde ao total arrecadado em tributos pelos governos federal, estaduais e municipais, do começo do ano até agora. A marca de meio trilhão foi atingida no domingo, 27/02.
Em 2021, igual montante foi atingido oito dias mais tarde. Marcel Solimeo, economista da ACSP, avalia que o crescimento do ritmo da arrecadação tem sido influenciado principalmente pela alta da inflação, que impacta diretamente nos preços dos produtos. A retomada da atividade em alguns setores atingidos pela pandemia também pode ser somada com a alta na arrecadação.
“É um aumento que não reflete a economia como um todo pelo fato de a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano ser modesta. É importante que a alta na arrecadação não se transforme em mais despesas”, alerta Solimeo.
O painel físico do Impostômetro está localizado na Rua Boa Vista, 51, Centro Histórico de São Paulo – anexo ao edifício sede da Associação Comercial de São Paulo. No site do Impostômetro também é possível acompanhar em tempo real a estimativa da arrecadação de impostos no país.
Fonte: Diário do Comércio