ZM alerta sobre importância dos parafusos de roda para segurança veicular

Parafusos e porcas de roda de qualidade são investimentos na manutenção do veículo, na segurança e na vida de todos os ocupantes
ZM alerta sobre importância dos parafusos de roda para segurança veicular

A ZM, indústria com sede na cidade de Brusque, Santa Catarina, com mais de 40 anos de existência alerta para importância da qualidade dos materiais aplicados no desenvolvimento e projetos de parafusos e porcas de roda.

A segurança veicular é um tema de extrema importância, que muitas vezes é deixado de lado até que um acidente grave ocorra. Um dos principais componentes para a integridade e segurança dos veículos, que frequentemente passa despercebido, são os parafusos e porcas de roda. Estes itens, apesar de pequenos, desempenham um papel fundamental na manutenção das rodas fixadas ao veículo, evitando acidentes potencialmente fatais.

No Brasil, a questão da segurança relacionada aos parafusos de roda é alarmante. Segundo dados do site JusBrasil, existem mais de 5.000 processos judiciais relacionados a acidentes provocados por rodas que se soltaram de veículos em movimento. Este dado é um alerta para a necessidade de conscientização sobre a qualidade dos parafusos de roda utilizados nos veículos.

Os parafusos de roda para o mercado de reposição devem ser fabricados seguindo rigorosamente as especificações das peças originais dos veículos, além de atenderem às normas técnicas como a DIN 74 361, DIN 898-1 para linhas métricas ou a SAE J429 para linhas em polegadas. É imprescindível que esses componentes sejam produzidos com materiais de alta qualidade e submetidos a tratamentos térmicos adequados, como a têmpera, para garantir a resistência e durabilidade necessárias.

A diferença entre um parafuso de roda fabricado com materiais adequados e submetido ao processo de têmpera, comparado a um parafuso de marca duvidosa, sem tratamento térmico, é muito considerável. Estudos indicam que parafusos sem o devido tratamento térmico são até 35% menos resistentes. Isso significa que, em uma situação de estresse, como um impacto causado por um buraco na estrada em alta velocidade, a probabilidade de falha desses componentes inadequados é muito maior.

As tensões de cisalhamento, de escoamento e de ruptura são parâmetros técnicos que evidenciam a capacidade de um material de suportar forças sem se deformar ou quebrar. Um parafuso de roda de qualidade duvidosa apresenta valores muito inferiores nesses parâmetros, comprometendo a segurança. Na prática, isso significa que uma roda fixada com quatro parafusos inadequados pode ser até 8,4 toneladas menos resistente, uma diferença que pode ser decisiva na hora de evitar um acidente.

Além dos riscos de falhas, parafusos de baixa qualidade também podem causar problemas como o espanamento durante a aplicação, diminuindo o torque máximo de aperto e, consequentemente, a segurança do veículo.

Diante desses fatos, é essencial que consumidores e profissionais da área automotiva sejam criteriosos e cuidadosos na escolha dos parafusos de roda. É recomendável optar por marcas renomadas, que divulguem claramente as especificações técnicas, os processos de fabricação e os testes de qualidade pelos quais seus produtos passam. Desconfiem sempre de marcas que oferecem pouca ou nenhuma informação sobre seus produtos.

“A segurança veicular começa com a atenção aos detalhes. Parafusos e porcas de roda de qualidade não são apenas um investimento na manutenção do veículo, mas, principalmente, um investimento na segurança e na vida de todos os ocupantes do veículo. Parafusos sem procedência conhecida ou muito baratos podem refletir em falta de qualidade, comprometendo por economia; a segurança e a vida de sua família e de outros usuários da via.”, explica Poliana Zimermann, Coordenadora de Vendas e Marketing da ZM. “É aquele ditado que sempre ouvimos, o barato que sai muito caro.”, finaliza.

Para informações sobre produtos e aplicações da ZM, basta ligar na Central do Cliente no 0800-1-470047 ou pelo whastapp no (47) 99154-3644 em horário comercial ou ainda, baixar o aplicativo do Catálogo ZM no celular pelo Google Play para sistema Android ou App Store para IOs.

E para saber mais sobre a ZM, basta acessar www.zm.com.br.

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO