A ZF ampliou sua oferta de tecnologias de segurança na região América do Sul com a produção da unidade de controle eletrônico (ECU) do Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESC) em sua unidade de Limeira, SP. Até então eles eram importados da matriz, na Alemanha. Com a decisão, a ZF será a única empresa de tecnologia do setor automotivo brasileiro a ter produção local da ECU. O sistema já é obrigatório na Europa e, a partir de 2024, também será no Brasil.
“A ZF localizou a fabricação da unidade de controle eletrônico desse sistema e integrou à montagem final em sua unidade industrial de Limeira, antecipando-se às necessidades de seus clientes na região e ao atendimento da legislação que entrará em vigor em 2024”, comenta Renato Orlando, Diretor de Operações de Freios da ZF América do Sul.
O ESC amplia as funcionalidades do ABS (Sistema de Frenagem AntiBloqueio), e habilita a integração com a tecnologia do ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista), pacote tecnológico que oferece, além de maior segurança, também melhor dirigibilidade e conforto aos motoristas.
A ZF estima que até 2027 cerca de 40% dos veículos produzidos no Brasil serão equipados com tecnologias ADAS. “Como globalmente a ZF já tem produção própria de todos os dispositivos que compõem os sistemas avançados de assistência ao motorista, tais como, AEB (Frenagem Automática de Emergência), ACC (Piloto Automático Adaptativo) e LKA (Assistente Eletrônico de Permanência em Faixa), está preparada para dar respostas rápidas às demandas por esses sistemas e, igualmente, produzi-los localmente”, afirma Plínio Casante, Gerente Sênior de Engenharia da divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul.
ESC – Segurança Inteligente produzida no Brasil
O ESC é a evolução do ABS e, por meio de diversos sensores instalados em todas as rodas, impede que se perca o controle do veículo, especialmente em manobras extremas. Ao perceber situações que possam comprometer a estabilidade, em milésimos de segundos o sistema entra em ação controlando e dosando as potências de frenagens nos dois eixos (dianteiro e traseiro) e também individualmente em cada roda, até a completa estabilização do veículo na pista. Durante todo esse processo, o ESC assume 100% do controle dos freios e do acelerador, evitando, assim, possíveis falhas humanas.
Depois do cinto de segurança, o ESC (Sistema Eletrônico de Estabilidade) é considerado por especialistas automotivos um dos dispositivos mais importantes na segurança dos veículos. A engenharia da ZF entende o ESC como uma grande evolução do ABS, uma vez que o sistema percebe, por meio de sensores e inteligência embarcada, qualquer tipo de mudança na trajetória imposta pelo volante, movimentos de pedal ou pelas condições de terreno e passa instantaneamente a atuar assegurando máxima estabilidade.
Além de agir autonomamente nos freios, o ESC também é capaz de reduzir a velocidade do veículo, mesmo que o condutor continue acelerando, graças à eletrônica embarcada que permite que os sistemas de frenagem e aceleração se comuniquem de maneira instantânea e harmoniosa, buscando sempre a condução mais eficiente e segura, especialmente em situações de alto risco, como manobras bruscas e inesperadas, mesmo em pistas escorregadias.
Estudo realizado pelo Instituto de Segurança Viária dos Estados Unidos (IIHS) entre 2004 e 2006 demonstrou que o ESC reduz acidentes fatais em 43%. Outro estudo, feito pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão federal que controla o setor de transportes estadunidense, mostra que o dispositivo já evitou 83% dos capotamentos de SUVs.
Desde de 2016, o Latin NCAP dá cinco estrelas para todos os modelos de automóveis esquipados com esse sistema. De acordo com levantamentos feitos pela ZF, em 90% dos veículos zero km produzidos atualmente no Brasil já são equipados com esse sistema. No ano passado, esse índice era de 78%.
Como utiliza 16 sensores em cada roda, o ESC pode ser calibrado, opcionalmente, para oferecer também outras comodidades como, por exemplo, detectar a calibragem de cada pneu e verificar se há qualquer milimétrica diferença entre eles.
Atualmente, a ZF atende clientes globais e fornece equipamentos de segurança para praticamente todas as marcas automotivas. Esses equipamentos contribuem para aumentar a segurança no trânsito e podem ajudar a reduzir o número de fatalidades, o que é uma agenda muito importante e com atenção crescente até mesmo no âmbito da ONU – Organização das Nações Unidas.
Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, promovendo a mobilidade da próxima geração. A ZF possibilita que os veículos vejam, pensem e ajam. Nos quatro domínios tecnológicos, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes de produtos e software para montadoras de veículos estabelecidas e prestadores de serviços de transporte e mobilidade novos e emergentes. A ZF eletrifica uma ampla variedade de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, protegendo o clima e melhorando a segurança na mobilidade.
Com cerca de 165.000 colaboradores em todo o mundo, a ZF relatou vendas de 43,8 bilhões de euros no ano fiscal de 2022. A empresa opera 168 locais de produção em 32 países.
Mais informações de imprensa e imagens podem ser encontradas em: www.zf.com.