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ZF inicia produção no Brasil de câmeras frontais para ADAS

Fabricação de duas gerações da tecnologia assistiva começa ainda em outubro na fábrica de Limeira (SP)

14/10/2025

Por Bruno de Oliveira

ZF anunciou a produção no Brasil de câmeras frontais para assistência à condução de veículos. As câmeras de gerações 3.5 e 4.8 serão aplicadas em sistemas de assistência à condução (ADAS). A expectativa da companhia é produzir 900 mil câmeras por ano na fábrica de Limeira (SP).

Produção de câmeras demandou aporte milionário

A produção dos componentes é reflexo direto do investimento de R$ 35 milhões na operação brasileira. Carlos Delich, presidente da compahia na América do Sul, ressaltou na terça-feira, 14, a importância da nacionalização desses produtos.

“Estamos trazendo tecnologias globais da nossa empresa com a vantagem de atender de forma mais ágil e personalizada às demandas locais”, contou o executivo.

A empresa, no entanto, não revelou para quais montadoras com produção local ela vai fornecer as câmeras.

O que, sim, a ZF confirmou, é que a linha de montagem das câmeras foi importada de uma fábrica sua instalada nos Estados Unidos. A importação de linhas é algo incentivado pelo Programa Mover por meios fiscais.

Múltiplas aplicações para as câmeras da ZF

A câmera frontal de geração 3.5 tem um campo de visão de 52° e taxa de atualização de 36 frames por segundo.

Tem um alcance de detecção de 150 metros para veículos e 70 metros para pedestres. Segundo a ZF, a câmera pode ser aplicada em tecnologias como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e leitura de placas de trânsito.

Já a geração 4.8 possui campo de visão de 100° e maior capacidade de processamento. A aplicação se dá em sistemas de controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de semáforos e centralização de faixa.

Veículos nacionais terão mais câmeras frontais

A ZF lembrou que a mudança nos protocolos de avaliação do Latin Ncap (cuja próxima fase entra em vigor em 2026) deve aumentar a presença de câmeras frontais nos veículos nacionais – por isso a produção local dos componentes.

A empresa acredita que 78% da produção regional de veículos terá câmeras frontais até 2030. Atualmente, esse volume é de 40%.

Não faz muito tempo a ZF nacionalizou a produção de outro componente.

Passou a ser fabricado no Brasil a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) do sistema de freios para veículos comerciais. É a primeira vez que o sistema é produzido no país.

O módulo é responsável por funções de segurança como controle de estabilidade, ABS e assistente de partida em rampa. A mudança atende à lei que exige ESC em caminhões e ônibus produzidos no país desde janeiro de 2025.

Fonte: Automotive Business

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