A ZF anunciou a produção no Brasil de câmeras frontais para assistência à condução de veículos. As câmeras de gerações 3.5 e 4.8 serão aplicadas em sistemas de assistência à condução (ADAS). A expectativa da companhia é produzir 900 mil câmeras por ano na fábrica de Limeira (SP).
Produção de câmeras demandou aporte milionário
A produção dos componentes é reflexo direto do investimento de R$ 35 milhões na operação brasileira. Carlos Delich, presidente da compahia na América do Sul, ressaltou na terça-feira, 14, a importância da nacionalização desses produtos.
“Estamos trazendo tecnologias globais da nossa empresa com a vantagem de atender de forma mais ágil e personalizada às demandas locais”, contou o executivo.
A empresa, no entanto, não revelou para quais montadoras com produção local ela vai fornecer as câmeras.
O que, sim, a ZF confirmou, é que a linha de montagem das câmeras foi importada de uma fábrica sua instalada nos Estados Unidos. A importação de linhas é algo incentivado pelo Programa Mover por meios fiscais.
Múltiplas aplicações para as câmeras da ZF
A câmera frontal de geração 3.5 tem um campo de visão de 52° e taxa de atualização de 36 frames por segundo.
Tem um alcance de detecção de 150 metros para veículos e 70 metros para pedestres. Segundo a ZF, a câmera pode ser aplicada em tecnologias como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e leitura de placas de trânsito.
Já a geração 4.8 possui campo de visão de 100° e maior capacidade de processamento. A aplicação se dá em sistemas de controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de semáforos e centralização de faixa.
Veículos nacionais terão mais câmeras frontais

A ZF lembrou que a mudança nos protocolos de avaliação do Latin Ncap (cuja próxima fase entra em vigor em 2026) deve aumentar a presença de câmeras frontais nos veículos nacionais – por isso a produção local dos componentes.
A empresa acredita que 78% da produção regional de veículos terá câmeras frontais até 2030. Atualmente, esse volume é de 40%.
Não faz muito tempo a ZF nacionalizou a produção de outro componente.
Passou a ser fabricado no Brasil a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) do sistema de freios para veículos comerciais. É a primeira vez que o sistema é produzido no país.
O módulo é responsável por funções de segurança como controle de estabilidade, ABS e assistente de partida em rampa. A mudança atende à lei que exige ESC em caminhões e ônibus produzidos no país desde janeiro de 2025.
Fonte: Automotive Business