Por Bruno de Oliveira
A ZF apresentou ao mercado o seu primeiro software veicular, o CubiX, que controla funções do chassi como frenagem, direção dos eixos dianteiro e traseiro, estabilização ativa de rolagem e acionamento elétrico.
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Por meio de comunicado, a empresa informou que ao fazer isso, o software “pode garantir uma aceleração mais suave e uma direção mais precisa”.
O sistema faz sua estreia no crossover elétrico Lotus Eletre. A ZF espera instalar o CubiX em outros veículos ainda este ano, disse a empresa.
A estreia do software é importante para a ZF. O fornecedor alemão de transmissões, produtos de chassis e outras peças automotivas tradicionais está buscando ganhar uma fatia significativa do mercado de sistemas veiculares.
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A importância do software automotivo está aumentando à medida que as montadoras lançam dezenas de modelos elétricos e introduzem veículos com sistemas de assistência ao motorista cada vez mais avançados e à medida que a tecnologia de veículos conectados se desenvolve.
“Esperamos que o software seja uma parte substancial de nossos negócios daqui para frente”, disse a porta-voz da ZF, Ann Miller, ao site Automotive News.
O fornecedor parou de desenvolver aplicativos diretamente ligados a motores de combustão interna nos Estados Unidos e na Europa. Em vez disso, está investindo pesadamente em uma oferta de software para veículos elétricos e assistência ao motorista.
O fornecedor desenvolveu o software em instalações na Alemanha, República Tcheca, Romênia, Reino Unido, Índia e China.
Fonte: Automotive Business