Componentes para transmissões multimarcas de veículos pesados já representa 12% do mix de vendas de peças da ZF Aftermarket em transmissões
Dois anos após seu lançamento, a linha Multimarcas de componentes para transmissões de veículos pesados da ZF Aftermarket já representa 12% do mix de vendas de peças de transmissões da empresa e mais do que dobrou as vendas em relação a 2019. A linha é composta por itens considerados os mais importantes e de alto custo para a manutenção de veículos comerciais pesados como eixos, engrenagens e sistemas de sincronização.
A linha Multimarcas nasceu com o objetivo de cobrir todo o mercado sul-americano de peças de reposição para caminhões e ônibus pesados de marcas como a Volvo, Mercedes-Benz e Scania, em veículos não equipados com transmissões ZF. Desde o seu lançamento, a ZF Aftermarket já adicionou ao portfólio novos kits de reparo multimarcas, além de 70 componentes para transmissões Mercedes-Benz. Até setembro deste ano serão 25 novos componentes para transmissões Volvo. Ao todo já são mais de 220 componentes que fazem parte da linha.
Para Tales Miranda, gerente sênior de desenvolvimento de produtos da ZF Aftermarket, “o potencial de mercado com transmissões ZF e multimarcas é muito amplo e hoje, apenas um ano depois do lançamento da linha, a oferta que possuímos já cobre aproximadamente 50% da frota circulante no Brasil, ou seja, mais de um milhão de veículos”, afirma o executivo. O executivo prevê que o mix de produtos do portfólio Multimarcas tende a se expandir à medida que novos componentes são inseridos no mercado, a exemplo dos novos lançamentos multimarcas para a transmissão GRS900 da Scania, esperado para novembro deste ano.
Hoje os maiores compradores da linha Multimarcas estão concentrados no mercado brasileiro, mas os outros países latino-americanos também fazem parte desta carteira. Os componentes de transmissão multimarcas ZF são encontrados nas concessionárias ZF em todo o Brasil. Além de comercializar os produtos, as concessionárias foram treinadas e são especializadas para realizar a manutenção destes componentes, oferecendo o mesmo padrão de qualidade e serviços já conhecidos no mercado. Alguns dos principais distribuidores nacionais de autopeças também possuem a linha de produtos.
Segundo Tales Miranda, a ZF Aftermarket na região da América do Sul é a primeira unidade da ZF no mundo a trabalhar com este tipo de desenvolvimento. O modelo de negócios teve sua inteligência exportada para a Alemanha, China e Oriente Médio, onde, desde 2020, os componentes também foram disponibilizados.
A linha Multimarcas pode substituir as peças originais sem qualquer perda de qualidade e eficiência e, ainda, contando com a garantia e qualidade da ZF. A empresa disponibilizou catálogos, manuais de diagnóstico e reparação, equipamentos de diagnóstico (scanners), assim como treinamento específico na rede ZF Service Partners em todo Brasil e países da América do Sul para atender a esta nova demanda. Segundo Fernando Martins Rodrigues, Gerente Sênior de Serviços da ZF Aftermarket, ”trata-se de um serviço especializado, com mecânicos treinados para reparação em transmissões mecânicas, automatizadas e automáticas de veículos comerciais. Nossa equipe de técnicos prepara e treina esses profissionais, distribuídos em oitenta ZF Service Partners na região América do Sul, sendo mais de sessenta deles em território brasileiro”. Além disso, há o suporte da rede de Distribuição de Peças Automotivas, que também aderiu ao projeto com grande sucesso.
Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia e fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, contribuindo para a próxima geração da mobilidade. A ZF permite que os veículos vejam, pensem e ajam. Por meio dos quatro campos de tecnologia, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes para montadoras de veículos estabelecidas e provedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes. A ZF eletrifica uma ampla variedade de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, protegendo o clima e aumentando a segurança na mobilidade.
Com receita de 32,6 bilhões de euros em 2020, a ZF conta com mais de 150.000 colaboradores em aproximadamente 270 localidades em 42 países.
O portfólio de produtos, serviços e soluções de frota no mercado de reposição da ZF se baseia em suas fortes marcas Lemförder, Sachs, TRW e WABCO. Uma ampla oferta de produtos e serviços, soluções avançadas de conectividade para gerenciamento de mobilidade digital e uma rede global de serviços, suportam e aprimoram o desempenho e a eficiência de todos os tipos de veículos ao longo de seu ciclo de vida. O aftermarket da ZF constrói a Próxima Geração do Mercado de Reposição e é o parceiro preferido de frotistas e clientes em todo o mundo.
Para mais informações e fotos, por favor, visite: www.zf.com.
ZF América do Sul
ZF Aftermarket América Latina
Itu (SP) – Brasil
aftermarket.zf.com.br
Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
(11) 99407-5750
Vanessa G. Salomão Dantas – vanessa@mmeditorial.com.br
(11) 95453-3000