ZF anuncia projeto HyFleet de E-mobilidade para veículos comerciais pesados


Objetivo do projeto é alcançar capacidade de produção de células de combustível para ônibus
ZF anuncia projeto HyFleet de E-mobilidade para veículos comerciais pesados

Friedrichshafen (Alemanha). Em cooperação com a Freudenberg, Flixbus e a ONG do clima Atmosfair, a ZF está participando de um projeto de tecnologia de célula de combustível. O objetivo do projeto “HyFleet” é desenhar e testar um ônibus movido exclusivamente a eletricidade. O projeto está programado para funcionar por três anos e visa identificar descobertas importantes para o design ideal de células de combustível em ônibus.

“O amplo portfólio de tecnologia da ZF e o conhecimento da linha de transmissões eletrificadas, bem como os sistemas associados, já estão facilitando a transição dos fabricantes de veículos para a e-mobilidade. No futuro, a célula de combustível terá um papel importante na mobilidade elétrica de veículos comerciais pesados devido ao seu alcance e tempos de reabastecimento rápidos,” disse Wilhelm Rehm, Membro do Board Mundial da ZF, responsável por tecnologia de veículos comerciais e sistemas de controle. “Sempre buscamos a eletrificação com uma abordagem de mente aberta para a tecnologia – a célula de combustível também desempenhou um papel importante como uma solução na direção para nós desde o início”.

“A Freudenberg contribuirá para o projeto com suas décadas de experiência em células de combustível em nível de componente e sistema” explica Claus Möhlenkamp, CEO da Freudenberg Sealing Technologies. “Queremos aumentar significativamente a durabilidade e a eficiência da tecnologia e, assim, definir padrões para o custo total de propriedade.”

Célula de combustível: o caminho para a eletrificação de veículos comerciais pesados

O estudo da viabilidade tornará mais fácil no futuro projetar de forma otimizada a célula de combustível para veículos comerciais. Especificamente, isso envolve o respectivo dimensionamento da bateria e da célula de combustível, o conceito de refrigeração do sistema e os picos de carga a serem considerados na operação do sistema de acionamento. Neste contexto, a ZF está contribuindo com sua experiência para a condução de veículos comerciais puramente elétricos – incluindo potência eletrônica e controle baseado em software de todos os consumidores de energia. A parceria também se beneficia do conhecimento do GRUPO ZF em vários projetos de mobilidade eletrônica em série para veículos comerciais. O ministério federal dos transportes e infraestrutura digital da Alemanha já forneceu uma carta de intenção não vinculativa para financiar o projeto.

O consórcio é gerenciado pela “Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems GmbH”, uma subsidiaria Freudenberg Sealing Technologies; outros parceiros são provedores da mobilidade Flixbus and the climate protection organization Atmosfair. O foco do projeto “HyFleet” é no benefício prático da célula de combustível. Além da eficiência da energia da unidade, isso também inclui características de direção e manuseio, por exemplo em reabastecimento de hidrogênio.

Em complemento ao projeto HyFleet, a ZF e Freudenberg estão juntos investigando outras aplicações para o desenvolvimento da solução de célula de combustível para a mobilidade e para uso industrial.

Sobre a ZF

A ZF é uma empresa global de tecnologia e fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, contribuindo para a próxima geração da mobilidade. A ZF permite que os veículos vejam, pensem e ajam. Por meio dos quatro campos de tecnologia, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes para montadoras de veículos estabelecidas e provedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes. A ZF eletrifica uma ampla variedade de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, protegendo o clima e aumentando a segurança na mobilidade.

Com receita de 32,6 bilhões de euros em 2020, a ZF conta com mais de 150.000 colaboradores em aproximadamente 270 localidades em 42 países.

Para mais informações e fotos, por favor, visite: www.zf.com

ZF América do Sul
Marketing Corporativo
Sorocaba (SP) – Brasil
www.zf.com.br

Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
(11) 99407-5750
Vanessa G. Salomão Dantas – vanessa@mmeditorial.com.br
(11) 95453-3000

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO