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ZF Aftermarket reúne dicas para manutenção do sistema de direção hidráulica TRW

11/02/2021


Ruído no funcionamento, direção pesada e vazamento do fluido que provocam manchas no chão podem ser indícios de falhas de funcionalidade mecânica. Empresa recomenda a manutenção preventiva do sistema hidráulico, pois se trata de segurança ativa

O sistema de direção é um dos conjuntos mais complexos de um veículo, desenvolvido por meio de processos rigorosos de qualidade e engenharia que garantem a segurança ativa do condutor e de seus ocupantes. Portanto, a ZF Aftermarket reuniu dicas valiosas sobre a correta manutenção da direção hidráulica de veículos leves, da marca TRW.

De acordo com os especialistas da ZF Aftermarket, as falhas no sistema hidráulico da direção são percebidas quando o veículo apresenta ruído no seu funcionamento, direção pesada ou vazamento do fluido que provocam manchas no chão. Em sua maioria, as falhas poderiam ser evitadas com a manutenção preventiva do sistema, preferencialmente realizadas a cada 50 mil quilômetros, sempre respeitando as instruções de cada montadora.

É de extrema importância a atenção e identificação de problemas no sistema para saber o que está causando a falha e onde ela se encontra. É importante destacar que a direção apresenta sinais que podem ser importantes aliados nessa identificação. Por exemplo, se a direção está mais pesada e para qual lado, se a direção fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, ou mesmo se o auxílio hidráulico para repentinamente, entre outros.

“A função da direção hidráulica é a de proporcionar conforto durante as manobras, tornando a direção mais leve. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão. Uma bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Para efeito de segurança, se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum e deve ser consertada por um mecânico ou especialista, o mais rápido possível”, explica Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket América Latina.

Verificações
A limpeza do sistema hidráulico consiste na troca do filtro, limpeza ou troca do reservatório e na drenagem e verificação das condições das tubulações e conexões. Caso o veículo possua válvula do reservatório, é necessário fazer a limpeza ou substituição deste componente.

Sobre as conexões e tubulações é indicado observar os diâmetros, posições de montagem, condições e fixação das mangueiras e conexões, bem como verificar se não estão torcidas ou formando ângulos que interfiram no fluxo do fluido, que pode ser mineral ou sintético, dependendo da indicação de cada fabricante.

É importante lembrar que o alinhamento da direção é recomendado a cada 10 mil quilômetros, após a troca de qualquer componente da suspensão ou após a troca da caixa de direção.

Passo a passo da sangria do sistema
Ruídos poderão ocorrer após a troca da caixa de direção ou do fluido. Neste caso é necessário executar a sangria do sistema. Para isso, basta seguir alguns passos:

  • Levante o carro com o auxílio de um macaco e verifique se as rodas dianteiras subiram o suficiente para garantir a sua movimentação debaixo do veículo.
  • Encontre e retire a bandeja de proteção do sistema de direção hidráulica. Estanque o fluido, desconectando a mangueira de baixa pressão da bomba de direção.
  • Em seguida, reconecte a mangueira.
  • Solte a tampa do reservatório.
  • Despeje o volume de fluido indicado pelo fabricante e tampe-o novamente.
  • Gire a chave da ignição e dê a partida no veículo.
  • Esterce o volante até o final do seu curso nos sentidos horário e anti-horário por 3 minutos.
  • Verifique se ocorrem ruídos estranhos, pois podem indicar a presença de ar no conjunto.
  • Continue rodando o volante até que o fluido circule completamente no sistema e a pressão atmosférica tenha sido removida.
  • Desligue o motor e aguarde 20 minutos.
    Retire os cavaletes, desça o veículo ao solo e dê a partida.
  • Com os pneus dianteiros no piso, verifique se o sistema está respondendo corretamente.
  • É importante lembrar que, se você notar um chiado na direção hidráulica após trocar o fluido, é preciso remover a tampa do reservatório para expelir o ar. E então, tampar novamente.
  • Importante também olhar com atenção o coxim dos amortecedores, pois em alguns casos de ruídos, pode ser que  estejam desgastados.

Veja tabela que a ZF Aftermarket preparou para que você possa identificar possíveis problemas, causas e soluções no sistema de direção hidráulica da marca TRW:

SintomasComponentePossíveis causasSolução
Barulho / RuídoComponentes da suspensãoSoltos
Muito rígidos
Aperte os parafusos
Verifique as borrachas 
Barulho / RuídoCorreiaFrouxa ou mal posicionada nas polias.Ressecada ou com cortes.Contaminadas com óleo ou graxa Estique a correia aplicando
a tensão necessária. Verificar tensoresTrocar a correia
Limpar as polias. 
VazamentoMangueiras e linha hidráulica Rompidas, trincadas e obstruídasComponentes não originais Limpar ou trocar.Posicionar as mangueiras corretamente
 Ruído / direção pesada Bomba hidráulica Entupimento ou falha do componente. Substituir o componente
 Direção pesada / Puxando para um dos lados Pneus / Rodas e ou Suspensões modificadas Pressão incorretaDesgastados ou danificados, Calibragem.Substituir.
 Ruído Reservatório do fluido Fluido abaixo do nível Verificar possível vazamento e completar o fluido.
 Direção puxando para um dos ladosRodasDesalinhadasAlinhar
 Direção pesada / VazamentoRodas e ou Suspensões modificadasModificação do projeto originalManter o projeto original

Serviço:

Encontre essas e outras orientações no site www.amigobomdepeca.com.br

Nota – Este documento tem caráter meramente informativo. As instruções de instalação e de operação, assim como as informações e os conselhos do fabricante do veículo devem ser observados. Todos os trabalhos devem ser realizados por um profissional qualificado.

ZF Friedrichshafen AG

A ZF é uma empresa global de tecnologia e fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, permitindo a próxima geração de mobilidade. A ZF permite que os veículos vejam, pensem e ajam. Por meio dos quatro campos de tecnologia, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes para montadoras de veículos estabelecidas e provedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes. A ZF eletrifica diferentes tipos de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões e proteger o clima.

A ZF, que adquiriu a WABCO Holdings Inc. em 29 de maio de 2020, conta agora com 160 mil colaboradores em todo o mundo, com aproximadamente 260 localidades em 41 países. Em 2019, as duas empresas, então independentes, alcançaram vendas de 36,5 bilhões de euros (ZF) e 3,4 bilhões de dólares (WABCO).

O portfólio de produtos, serviços e soluções de frota no mercado de reposição da ZF se baseia em suas fortes marcas Lemförder, Sachs, TRW e WABCO. Uma ampla oferta de produtos e serviços, soluções avançadas de conectividade para gerenciamento de mobilidade digital e uma rede global de serviços, suportam e aprimoram o desempenho e a eficiência de todos os tipos de veículos ao longo de seu ciclo de vida. O aftermarket da ZF constrói a Próxima Geração do Mercado de Reposição e é o parceiro preferido de frotistas e clientes em todo o mundo.

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