Ruído no funcionamento, direção pesada e vazamento do fluido que provocam manchas no chão podem ser indícios de falhas de funcionalidade mecânica. Empresa recomenda a manutenção preventiva do sistema hidráulico, pois se trata de segurança ativa
O sistema de direção é um dos conjuntos mais complexos de um veículo, desenvolvido por meio de processos rigorosos de qualidade e engenharia que garantem a segurança ativa do condutor e de seus ocupantes. Portanto, a ZF Aftermarket reuniu dicas valiosas sobre a correta manutenção da direção hidráulica de veículos leves, da marca TRW.
De acordo com os especialistas da ZF Aftermarket, as falhas no sistema hidráulico da direção são percebidas quando o veículo apresenta ruído no seu funcionamento, direção pesada ou vazamento do fluido que provocam manchas no chão. Em sua maioria, as falhas poderiam ser evitadas com a manutenção preventiva do sistema, preferencialmente realizadas a cada 50 mil quilômetros, sempre respeitando as instruções de cada montadora.
É de extrema importância a atenção e identificação de problemas no sistema para saber o que está causando a falha e onde ela se encontra. É importante destacar que a direção apresenta sinais que podem ser importantes aliados nessa identificação. Por exemplo, se a direção está mais pesada e para qual lado, se a direção fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, ou mesmo se o auxílio hidráulico para repentinamente, entre outros.
“A função da direção hidráulica é a de proporcionar conforto durante as manobras, tornando a direção mais leve. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão. Uma bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Para efeito de segurança, se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum e deve ser consertada por um mecânico ou especialista, o mais rápido possível”, explica Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket América Latina.
Verificações
A limpeza do sistema hidráulico consiste na troca do filtro, limpeza ou troca do reservatório e na drenagem e verificação das condições das tubulações e conexões. Caso o veículo possua válvula do reservatório, é necessário fazer a limpeza ou substituição deste componente.
Sobre as conexões e tubulações é indicado observar os diâmetros, posições de montagem, condições e fixação das mangueiras e conexões, bem como verificar se não estão torcidas ou formando ângulos que interfiram no fluxo do fluido, que pode ser mineral ou sintético, dependendo da indicação de cada fabricante.
É importante lembrar que o alinhamento da direção é recomendado a cada 10 mil quilômetros, após a troca de qualquer componente da suspensão ou após a troca da caixa de direção.
Passo a passo da sangria do sistema
Ruídos poderão ocorrer após a troca da caixa de direção ou do fluido. Neste caso é necessário executar a sangria do sistema. Para isso, basta seguir alguns passos:
- Levante o carro com o auxílio de um macaco e verifique se as rodas dianteiras subiram o suficiente para garantir a sua movimentação debaixo do veículo.
- Encontre e retire a bandeja de proteção do sistema de direção hidráulica. Estanque o fluido, desconectando a mangueira de baixa pressão da bomba de direção.
- Em seguida, reconecte a mangueira.
- Solte a tampa do reservatório.
- Despeje o volume de fluido indicado pelo fabricante e tampe-o novamente.
- Gire a chave da ignição e dê a partida no veículo.
- Esterce o volante até o final do seu curso nos sentidos horário e anti-horário por 3 minutos.
- Verifique se ocorrem ruídos estranhos, pois podem indicar a presença de ar no conjunto.
- Continue rodando o volante até que o fluido circule completamente no sistema e a pressão atmosférica tenha sido removida.
- Desligue o motor e aguarde 20 minutos.
Retire os cavaletes, desça o veículo ao solo e dê a partida. - Com os pneus dianteiros no piso, verifique se o sistema está respondendo corretamente.
- É importante lembrar que, se você notar um chiado na direção hidráulica após trocar o fluido, é preciso remover a tampa do reservatório para expelir o ar. E então, tampar novamente.
- Importante também olhar com atenção o coxim dos amortecedores, pois em alguns casos de ruídos, pode ser que estejam desgastados.
Veja tabela que a ZF Aftermarket preparou para que você possa identificar possíveis problemas, causas e soluções no sistema de direção hidráulica da marca TRW:
Sintomas | Componente | Possíveis causas | Solução |
Barulho / Ruído | Componentes da suspensão | Soltos Muito rígidos | Aperte os parafusos Verifique as borrachas |
Barulho / Ruído | Correia | Frouxa ou mal posicionada nas polias.Ressecada ou com cortes.Contaminadas com óleo ou graxa | Estique a correia aplicando a tensão necessária. Verificar tensoresTrocar a correia Limpar as polias. |
Vazamento | Mangueiras e linha hidráulica | Rompidas, trincadas e obstruídasComponentes não originais | Limpar ou trocar.Posicionar as mangueiras corretamente |
Ruído / direção pesada | Bomba hidráulica | Entupimento ou falha do componente. | Substituir o componente |
Direção pesada / Puxando para um dos lados | Pneus / Rodas e ou Suspensões modificadas | Pressão incorretaDesgastados ou danificados, | Calibragem.Substituir. |
Ruído | Reservatório do fluido | Fluido abaixo do nível | Verificar possível vazamento e completar o fluido. |
Direção puxando para um dos lados | Rodas | Desalinhadas | Alinhar |
Direção pesada / Vazamento | Rodas e ou Suspensões modificadas | Modificação do projeto original | Manter o projeto original |
Serviço:
Encontre essas e outras orientações no site www.amigobomdepeca.com.br
Nota – Este documento tem caráter meramente informativo. As instruções de instalação e de operação, assim como as informações e os conselhos do fabricante do veículo devem ser observados. Todos os trabalhos devem ser realizados por um profissional qualificado.
ZF Friedrichshafen AG
A ZF é uma empresa global de tecnologia e fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, permitindo a próxima geração de mobilidade. A ZF permite que os veículos vejam, pensem e ajam. Por meio dos quatro campos de tecnologia, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes para montadoras de veículos estabelecidas e provedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes. A ZF eletrifica diferentes tipos de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões e proteger o clima.
A ZF, que adquiriu a WABCO Holdings Inc. em 29 de maio de 2020, conta agora com 160 mil colaboradores em todo o mundo, com aproximadamente 260 localidades em 41 países. Em 2019, as duas empresas, então independentes, alcançaram vendas de 36,5 bilhões de euros (ZF) e 3,4 bilhões de dólares (WABCO).
O portfólio de produtos, serviços e soluções de frota no mercado de reposição da ZF se baseia em suas fortes marcas Lemförder, Sachs, TRW e WABCO. Uma ampla oferta de produtos e serviços, soluções avançadas de conectividade para gerenciamento de mobilidade digital e uma rede global de serviços, suportam e aprimoram o desempenho e a eficiência de todos os tipos de veículos ao longo de seu ciclo de vida. O aftermarket da ZF constrói a Próxima Geração do Mercado de Reposição e é o parceiro preferido de frotistas e clientes em todo o mundo.
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