A Volkswagen e a Enel X Way, empresa do grupo Enel para mobilidade elétrica, lançaram a joint venture Ewiva para construir 3 mil pontos de carregamento rápido para veículos elétricos na Itália até o fim de 2023.
Ao todo, a montadora diz ter investido € 100 milhões, o equivalente a cerca de R$ 564 milhões, na cotação de 14/12.
Até o final de dezembro deste ano, a montadora e seus parceiros terão instalado 4.300 dos 18 mil pontos de carregamento rápido planejados na Europa, 3.700 dos 10 mil planejados nos Estados Unidos e 8 mil dos 17 mil planejados na China.
Com isso, a VW soma 16 mil estações de carregamento rápido em todo o mundo, cerca de um terço de sua meta de 45 mil até 2025.
VEJA TAMBÉM:
–Volkswagen garante que continuará vendendo carro popular no Brasil
– De drone de entrega a eletropostos: os novos negócios da eletromobilidade
“O principal desafio é disponibilizar a energia quando ela for necessária. O armazenamento de energia desempenhará um papel fundamental”, pontuou Thomas Schmall, membro do conselho da Volkswagen.
VW quer convencer motoristas a migrarem para carros elétricos
Ao garantir que haja energia e pontos de carregamento suficientes para veículos elétricos, a maior montadora da Europa espera convencer os motoristas preocupados com o alcance da bateria de que podem substituir definitivamente seus carros movidos a combustíveis fósseis por modelos de novas propulsões.
De acordo com um estudo da McKinsey para a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, o continente requer pelo menos 3,4 milhões de estações de carregamento até 2030.
Schmall afirmou ainda que está nos planos da montadora lançar até o início de 2023 o carregamento bidirecional, onde os veículos poderão enviar energia de suas baterias de volta à rede.
Fonte: Automotive Business