Por Leonardo Felix
O tempo passa, o tempo voa, já dizia o grudento slogan do extinto Banco Bamerindus. Já faz quase cinco anos, amigas e amigos, que a Volkswagen apresentou ao mundo a Tarok, conceito de picape para rivalizar com a Fiat Toro e que deveria ter virado um produto real, derivado do SUV Taos, no começo desta década.
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Muitas águas rolaram desde então, enquanto a fabricante alemã ficou ali, contando seus feijões. Acabou perdendo o bonde. Mas o sonho não morreu e o projeto de ter uma caminhonete compacta-média pode ter renascido.
Depois que a Ford lançou a Maverick, a Chevrolet ressuscitou a Montana e até a Ram criou a Rampage, cria direta da Toro, a Mobiauto pode afirmar que a VW retomou o projeto de ter um utilitário com caçamba posicionado entre a Saveiro e a Amarok.
O fantasma da Tarok
Mas calma, porque o que vem por aí não será a Tarok que conhecemos no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Este projeto, ao que tudo indica, foi definitivamente enterrado. E o motivo é simples: a VW nunca conseguiu fechar a conta dele, da mesma forma que, acredite, a Toro dá prejuízo à Fiat.
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Ou por que você acha que a Stellantis resolveu usar a base dela para criar a Rampage, que tem alto índice de carryover com ela e os SUVs nacionais da Jeep, mas custa R$ 100 mil a mais? Bom para ela, e ruim para a concorrência, que outras marcas de grupos automotivos grandes, como VW e Audi, não trabalham com tamanha sinergia no Brasil.
O obscuro projeto VW247
Voltando a falar do ponto central deste artigo, a solução pode estar no ainda obscuro projeto VW247, revelado por este colunista em novembro de 2021. Baseado no VW246 ou A0 SUV, misterioso novo SUV de entrada da marca que será lançado no começo de 2025, com produção em Taubaté (SP), deve ser produzido também na planta do interior paulista.
Entretanto, entendemos que este projeto seria de uma picape compacta, ou seja, uma substituta direta ou quarta geração da própria Saveiro, além de não estar totalmente aprovado. Até porque a própria Saveiro passará por um facelift no fim deste ano, o que significa que o projeto dela sobre a matriz PQ24 deve ser esticado por mais algum tempo. Se a 247 sair do papel, será não antes de 2026.
O fator T-Cross
Tudo ainda se mostra muito incipiente, mas o time de engenharia já foi acionado para trabalhar em uma solução, que pode ser inspirada na própria Chevrolet Montana. Ou seja, usando o T-Cross como base para criar uma picape compacta-média menor que a Toro a partir da plataforma MQB A0, e não a MQB-A da Tarok.
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Seja como for, o lançamento desse produto não aconteceria antes de 2027, já trazendo motorização híbrida flex a galope. A propósito, a própria VW já vem contando com fornecedores o fornecimento local de componentes para a futura família de motores eTSI, híbridos leves capazes de beber tanto gasolina quanto etanol.
Com Renan Bandeira

Leonardo Felix é jornalista especializado na área automobilística há 10 anos. Com passagens por UOL Carros, Quatro Rodas e, agora, como editor-chefe da Mobiauto, adora analisar e apurar os movimentos das fabricantes instaladas no país para antecipar tendências e futuros lançamentos.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business