Categories • Automotivas

Volvo lança EX30 no Brasil com preço para dobrar vendas da marca

Por Fernando Miragaya

A Volvo Car se diz pioneira em eletrificação no Brasil. Não é bem assim, já que a Lexus trazia carros híbridos para cá em meados dos anos 2010. Mas ninguém lembra disso, e a marca sueca replica com eficiência sua estratégia de descarnonização global por aqui, agora com mais um lançamento elétrico, o EX30.

Trata-se do carro elétrico mais acessível da Volvo no mundo e no Brasil. Por acessível, entenda-se preço inicial de R$ 219.950, próximo a modelos menores e/ou menos equipados, como Fiat 500e e Hyundai Kona – só para ficar nestes dois exemplos.

Com quatro versões de acabamento (veja a tabela completa mais abaixo), a estratégia da Volvo com o EX30 vai além. Para começo de conversa, o novo crossover, a Volvo quer dobrar suas vendas no Brasil e na América Latina em 2024.

Em termos da região que reúne 12 países, isso significa 20 mil unidades só do EX30 – volume que a Volvo espera vender em todo o 2023 na AL. Ou seja, para 2024, a meta é chegar a 40 mil unidades.

“O EX30 vai nos ajudar a cumpir nossa meta firmada junto à ONU, de ser uma empresa zero carbono até 2040, e também com nossa meta de ter apenas veículos elétricos no portfólio até 2030. Além disso, o modelo será responsável pelo aumento de vendas global da Volvo na América Latina, pelo posicionamento de preço e outros atributos”, diz Luis Rezende, CEO da Volvo Car Brasil.


VEJA MAIS:
– Vendas da Volvo aumentam pelo 11º mês consecutivo
– Volvo abre hub de recarga de carros elétricos com 80 estações em São Paulo


Além disso, o EX30 é uma aposta da Volvo para ampliar seu público-alvo. Trazer novos clientes para a marca, como também para o segmento eletrificado. No Brasil e no mundo.

“O EX30 é uma das maiores oportunidades comerciais para a Volvo. Um SUV pequeno, que nos permite baixar o preço de entrada para amplicar o acesso dos consumidores ao portfólio elétrco da marca. Temos um objetivo de venda ambicioso para democratizar nossos mercados, principalmente na américa Latina”, diz Francesco Speciale, head comercial gloabal da montadora e responsável pelo EX30.

Sutilmente, a chegada do EX30 também mira a recente ofensiva de carros chineses movidos a bateria. Claro que o símbolo da marca premium – que, inclusive, pertence à chinesa Geely – no crossover o distancia de um segmento mais popular onde as marcas asiáticas jogam pesado. 

Mesmo assim, durante a apresentação do EX30 no Rio de Janeiro (RJ), André Bassetto, diretor de produto e vendas da Volvo Car Améria Latina, deixou claro que o crossover quer concorrer tanto com modelos elétricos de fabricantes premium, como de marcas generalistas.

Afinal, é preciso estar atento aos futuros movimentos das fabricantes oriundas da China. Nessa seara de modelos movidos a bateria entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, a novata BYD já tem dois exemplares com custo/benefício agressivo e bastante tecnológico.

Se o primeiro aspecto (custo/benefício) era algo distante para a marca, o segundo nunca faltou à Volvo – e não falta neste novo EX30. O modelo entrega design elegante e moderno, o requinte que se espera dos carros da fabricante e bastante tecnologia embarcada para sua faixa de preço.

Como é o Volvo EX30

Vamos começar pelos motores e alcance. Toda a linha é equipada com motor de 275 cv de potência e 35 kgfm de torque. A capacidade da bateria é que varia na opção de entrada. Com 51 kWh, promete 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e autonomia de 340 km.

As três demais versões ganham sobrenome Extended Range para pontuar as baterias com 69 kWh. Cumprem o 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e alcance de 470 km. Bom frisar que tais autonomias são pelo ciclo europeu WLTP, e devem cair uns 30% pelos padrões do Inmetro.


– Faça sua inscrição no #ABX23, mais influente encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade


Para 2024, a Volvo acena com uma terceira opção para o EX30, com dois motores elétricos e 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

Os primeiros compradores do carro nesta fase de pré-venda ganharão um carregador residencial do tipo Wallbox. Por falar em recarga, a Volvo diz que as baterias do EX30 podem ir de 10% a 80% de suas capacidades em pouco mais de 25 miniutos.

Segurança

Na segurança, obsessão da montadora escandinava desde os seus primórdios, o Volvo EX30 já com um robusto pacote de itens de auxílio à condução. Desde a versão de entrada Core traz piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado dianteiro e trraseiro e de avanços em cruzamentos e sensor de ponto cego.

O modelo também é equipado com assistente de estacionamento automático traseiro. Câmera de ré, controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, seis airbags, obviamente, são mais que obrigatórios nos carros da marca.

O destaque fica para dois dispositivos que chamam a atenção pela faixa de preço do EX30. Um é o conhecido alerta de ciclistas na via na hora da abertura de portas. O outro, é um sensor posicionado atrás do volante que fica de vigia do motorista.

Segundo a Volvo, o equipamento monitora os movimentos dos olhos do motorista em até 13 vezes por segundo. Desta forma, é capaz de observar se a pessoa está desatenta, distraída ou mesmo sonolenta e dispara um alarme.

Acabamento

Com 4,2 metros de comprimento e 1,80 m de largura – quase o mesmo que o SV XC40, o Volvo EX30 será vendido em cinco cores (com direito ao amarelo bacana da foto de aberturadesta matéria). Além disso, são quatro opções de revestimento interno, todos com materiais reciclados e renováveis, segundo a empresa.

A  Volvo, inclusive, alardeia que o EX30 tem a menor pegada de carbono da marca, com menos de 30 toneladas ao longo de 200.000km de condução.

“Na sua composição, cerca de 25% do alumínio e outros 17% de aço e plástico são recicláveis. Isso significa que o EX30 tem a maior proporção de materiais recicláveis do que qualquer outro carro do nosso portfólio”, diz André Bassetto, diretor de Produto e Planejamento da Volvo Car Brasil.

Na cabine, destaque ainda para a tela da cenral multimídia, disposta na vertical. O display tem 12 polegadas e exibe as informações principais na parte superior do lay out, para minimizar distrações do motorista.

Preços do Volvo EX30:

  • Volvo EX30 Core Single Engine (51kWh) – R$ 219.950
  • Volvo EX30 Core Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 239.950
  • Volvo EX30 Plus Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 264.950
  • Volvo EX30 Ultra Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 279.950

Fonte: Automotive Business