Volvo começa pré-venda de seu segundo veículo 100% elétrico no país

Crossover projetado sem motor a combustão, C40 passa a integrar a linha eletrificada da marca sueca no Brasil
Volvo começa pré-venda de seu segundo veículo 100% elétrico no país

A Volvo Cars reforça sua estratégia de eletrificação no mercado brasileiro com a pré-venda do C40. O novo crossover 100% elétrico é o segundo modelo zero combustão do fabricante sueco por aqui – desde o ano passado, a marca só vende no país EVs ou híbridos no Brasil.

O modelo entrou em reserva no site da Volvo brasileira por R$ 419.950. Com estilo “acupezado” – com caimento acentuado da terceira coluna, solução já adotada por muitos SUVs de luxo e até nacionais, como o VW Nivus -, o C40 usa dois motores elétricos, um em cada eixo, com potência combinada de 408 cv, torque instantâneo de 67 kgfm e tração integral.

Primeiro projeto concebido para ser totalmente elétrico dentro da marca, o C40 havia sido anunciado pela Volvo Car do Brasil em maio de 2021, durante a apresentação do plano de eletrificação da empresa para o Brasil e pré-venda do XC40 Recharge Pure Eletric. Os dois modelos, inclusive, usam o mesmo conjunto, a mesma arquitetura CMA e têm tamanhos bem próximos – com 4,43 metros de comprimento e 1,58 m de altura, o C40 é apenas 1 centímetro mais comprido e 7 cm mais baixo que o XC40.

Segundo a empresa, com uma carga total das baterias com capacidade de 75 kWh, o C40 oferece autonomia de 440 km. Em carregadores super-rápidos, o conjunto pode receber até 80% da carga em 33 minutos, enquanto são necessárias 8 horas em sistemas do tipo Wall Box para uma recarga completa. 

Cabine sustentável

Além de ser zero combustão, o C40 tem outras soluções ambientalmente corretas. O revestimento dos bancos e de partes da cabine usa Nordico, um novo material criado pela Volvo Cars que é utilizado no lugar do couro. 

Ao mesmo tempo, o teto panorâmico dispensa o uso da cortina de fechamento. Isso porque é feito de um tipo de vidro escurecido que promete proteção UV e IR, e que promete reduzir em 95% a entrada de luz e em 80% a radiação de calor. Solução que pode resultar em menos sobrecarga do sistema de ar-condicionado para climatizar a cabine e eventual economia de combustível.

Serão 200 unidades do C40 destinadas para reservas, que podem ser feitas pelo site da Volvo no Brasil. O crossover vem com três anos de garantia e também com três anos de revisões periódicas gratuitas. 

Linha eletrificada

A filial brasileira foi a segunda da Volvo Cars no mundo a adotar uma gama 100% eletrificada – a primeira foi a Noruega. Desde o ano passado, a marca só vende modelos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in.

Lançado em setembro de 2021, o  XC40 Recharge Pure Eletric foi o primeiro carro zero combustão da Volvo no mercado brasileiro. Em janeiro, o modelo assinalou 100 unidades emplacadas, tornando-se o EV mais vendido do Brasil no mês que registrou recorde na venda de eletrificados no país.

Globalmente, a montadora anunciou, recentemente, um aporte do equivalente a R$ 5,7 bilhões em melhorias para a fábrica de Torslanda, na Suécia. O investimento visa a produção dos futuros veículos elétricos da marca.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO