Nova opção 260 kW MD destina-se a ônibus e caminhões individuais com até 19 toneladas métricas de peso bruto
Crédito: Divulgação Voith
HEIDENHEIM, ALEMANHA – Desde a sua introdução em 2019, o Sistema de Acionamento Elétrico da Voith (VEDS – Voith Electrical Drive System) já comprovou em várias aplicações em transporte público ser uma solução inovadora na mudança para a mobilidade elétrica. Com a nova versão MD (serviço médio), a Voith agora está adicionando uma segunda opção de motor, incluindo o inversor apropriado, ao seu portfólio. A nova opção de 260 kW com torque máximo de 2.850 Nm foi projetada para ônibus e caminhões individuais com peso de até 19 toneladas, otimizada para uso puramente urbano.
Comparado com a versão existente HD (serviço pesado), o novo motor MD é 50 kg mais leve, o que permite um maior alcance. O motor IPMS (HD) mais potente de 340 kW com torque máximo de 3.100 Nm, possui um desempenho impressionante, especialmente em ônibus ou caminhões de dois andares e articulados com mais de 26 toneladas, adequado também para perfis de direção interurbanos. A Wrightbus foi o primeiro fabricante de ônibus a optar por integrar a mais recente opção de motor na segunda geração de seus ônibus elétrico a bateria (BEV) e elétricos a célula de combustível (FCEV) para a Europa.
O VEDS está baseado em um poderoso motor de ímã permanente resfriado a água com um inversor de alta eficiência. Não há necessidade de uma transmissão separada, resultando em um efeito positivo na disponibilidade e consumo de energia, alcance e emissões de ruído. A base para esses benefícios está na abordagem integrada do VEDS. Todos os componentes do sistema foram perfeitamente combinados uns aos outros desde o início e funcionam juntos de maneira eficaz – desde os componentes de hardware, como o motor elétrico, inversor de tração e distribuidor de alta tensão, até os componentes de software, como sistemas de controle de acionamento e de gestão de energia. Isso facilita a integração no veículo e garante um alto nível de confiabilidade. Não há necessidade de integração demorada e com custo mais elevado de aplicativos adicionais, e incompatibilidades de sistema também podem ser evitadas. O VEDS também pode ser usado de forma flexível em várias plataformas.
O conceito suporta sistemas de bateria de uma ampla gama de fabricantes. Ainda é habilitado para uso em trens de força de veículos elétricos com célula de combustível. Graças ao seu compacto projeto, o VEDS não requer nenhum espaço de instalação adicional no chassi projetado para motores de combustão. Portanto, é muito fácil converter frotas de veículos existentes com motores convencionais a diesel, híbridos ou a gás. No ano passado, a Voith firmou uma parceria estratégica com o fabricante de caminhões eletrônicos Orten para este propósito.
Ao expandir a gama de produtos, os operadores de frotas podem alinhar ainda mais seu conceito de acionamento elétrico aos requisitos individuais e áreas de aplicação de seus veículos no futuro. Desta forma, o VEDS será um componente-chave no cumprimento dos requisitos da Diretiva de Veículos Limpos da União Europeia e no cumprimento das novas metas de emissão de CO2 da frota, que entrarão em vigor para caminhões em 2025.
Sobre o Grupo Voith
O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa conta atualmente com mais de 20.000 funcionários, gera 4,2 bilhões de euros em vendas e opera filiais em mais de 60 países em todo o mundo o que a coloca entre as maiores empresas familiares da Europa.
A Divisão do Grupo Voith Turbo faz parte do Grupo Voith e é especialista em tecnologia de acionamentos inteligentes, sistemas e serviços sob medi-da. Com seus produtos inovadores e inteligentes, a Voith oferece a mais alta eficiência e confiabilidade. Clientes de setores muito diversos, como petróleo e gás, energia, mineração e engenharia mecânica, tecnologia na-val, veículos ferroviários e comerciais, contam com as tecnologias avan-çadas e aplicações digitais da Voith.
Com a nova versão MD, a Voith está adicionando uma segunda opção de motor, incluindo o inversor apropriado, ao seu portfólio VEDS.
Informações para a Imprensa
LVBA Comunicação – Voith Turbo
Valéria Allegrini – valeria.allegrini@lvba.com.br
Fone: +55 (11) 99155-3329
Vanessa Aguiar – vanessa.aguiar@lvba.com.br
Fone: + 55 (14) 98144-5767