Vibra amplia investimento na EZVolt

Por meio do Vibra Ventures, companhia faz aporte de R$ 10 milhões na startup de eletromobilidade
Vibra amplia investimento na EZVolt
Carro realiza recarga no Eletroposto Anália Franco (Crédito: Divulgação/Vibra)

A Vibra anunciou nesta terça-feira um novo investimento financeiro, de R$ 10 milhões, na EZVolt, startup de eletromobilidade que integra seu portfólio de projetos em energias renováveis. O novo investimento tem como fonte o “Vibra Ventures”, fundo de investimento da Vibra com foco em startups de energia, mobilidade, logística, fintechs e varejo. São R$ 150 milhões disponíveis para acelerar e impulsionar processos de inovação aberta.

“De olho na demanda do mercado e de nossos clientes, as apostas em eletromobilidade e em todas as soluções de renováveis são alavancas de crescimento para o nosso negócio, que está comprometido em oferecer também oportunidades de descarbonização. A transição energética é um caminho sem volta e a Vibra quer ser a protagonista desse movimento no Brasil”, explica Bernardo Kos Winik, vice-presidente comercial B2B da Vibra.

Segundo avaliação da Vibra, a EZVolt tem um perfil de empresa realizadora e impulsionadora, com foco no segmento B2B, consistentes entregas e crescimento acima do esperado tendo como resultado o aumento de 546% no faturamento do primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2022. A quantidade de usuários na plataforma aumentou 263% e o número de cidades com carregadores próprios saltou de 17 para 52 no mesmo período. Por esse motivo, faz sentido para a companhia seguir apostando na startup. Com mais de 600 carregadores contratados, atuação em 13 estados e líder absoluta no mercado de frotas corporativas, a empresa realiza atualmente cerca de 16 mil recargas de baterias por mês.

Em 2022, a EZVolt inaugurou o primeiro Posto 100% Elétrico do país, que já se tornou um HUB de recarga para frotas de veículos comerciais e particulares. Localizado na capital de São Paulo, o Eletroposto Anália Franco possui hoje capacidade para carregar até 36 veículos simultaneamente. Novos eletropostos e hubs de recarga serão inaugurados ainda neste ano em São Paulo consolidando o plano da EZVolt de criar a maior rede urbana de carregadores ultra rápidos, atendendo a demanda crescente de recarga de veículos de aplicativo e frotas de VUC que atuam no last mile. Com o novo investimento, a startup dá início também a sua rede de eletropostos ultra rápidos na cidade do Rio de Janeiro. Recentemente, a empresa foi selecionada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para integrar um projeto de inovação, o Sandbox.Rio, que possibilitará instalar sua rede de eletropostos em pontos públicos mapeados na cidade. Com o novo aporte da Vibra a startup colocará em prática ainda outros projetos. Um deles é a geração de créditos de carbono no mercado regulado, através da substituição de frotas, e o outro projeto de grande porte é a entrada no mercado de recarga de ônibus, onde a empresa já vinha trabalhando em projetos piloto e agora poderá escalar as soluções.

“A EZVolt ganhou muita musculatura depois do primeiro investimento da Vibra. Crescemos exponencialmente e somos hoje líderes na maioria dos segmentos onde atuamos, graças à nossa capacidade de realização. Estudamos muito o mercado e entregamos soluções para os problemas que nossos clientes nem imaginavam que iriam enfrentar. Com esse novo investimento damos continuidade às nossas estratégias de crescimento e focaremos muito nas novas soluções de recarga para frotas de caminhões, veículos de aplicativos e ônibus. Conseguimos aprovar junto a VERRA nosso projeto de geração de créditos de carbono no mercado regulado e sei que isso será um grande diferencial no próximo ano para todas as multinacionais que nos contratam e que poderão se beneficiar de mais este ativo.”, afirma Gustavo Tannure, CEO da EZVolt.

O novo investimento da Vibra vem um ano e meio após o primeiro aporte financeiro. Neste tempo, o mercado viu a EZVolt ganhar ainda mais relevância, alcançar a liderança de diversos segmentos do mercado da eletromobilidade com a conquista de grandes clientes corporativos. Além disso, é através de um trabalho conjunto com a startup, na instalação e operação de carregadores, que a Vibra vem construindo sua rede própria de eletropostos nos Postos Petrobras, que hoje conta com diversas unidades já em operação. Neles, o objetivo é que os clientes possam fazer a recarga de seus veículos elétricos com energia limpa e renovável, fornecida pela Comerc, que integra o portfólio de energia renovável da companhia.

No mercado B2B, a EZVolt atualmente presta serviço para empresas com as maiores frotas elétricas do país, mas sua atuação no B2C também merece destaque pois sua rede de eletropostos instalados em condomínios residenciais e empresariais, e também em estabelecimentos comerciais, como shoppings e estacionamentos de redes de fast food teve crescimento de mais de 300% somente no último semestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Com esse movimento conjunto com a EZVolt, a Vibra reforça seu objetivo de ter a maior e mais robusta rede de recarga elétrica conectada do país.

Sobre o Vibra Ventures

O Vibra Ventures, um Corporate Venture Capital, foi criado para investir em startups e scale-ups. A iniciativa visa oportunidades e tecnologias inovadoras complementares à área de atuação da companhia ou ainda novos negócios, produtos e serviços. Os investimentos serão feitos em linha com as melhores práticas do mercado e dentro da estratégia de crescimento e inovação da Vibra, que tem este tema como um pilar estratégico no plano de negócio. Tudo alinhado com o objetivo de disponibilizar para seus clientes uma plataforma multienergia, com a entrada de novas fontes limpas e renováveis, contribuindo para a transição energética e descarbonização dos negócios. O prazo de investimento será de cinco anos e prevê mais cinco para desinvestimento. Os aportes serão realizados em negócios em estágio inicial (Mix Seed) e mais estruturados (Series A), além de participação em cotas de outros fundos setoriais.

Sobre a Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Siga a Vibra nas redes sociais:

Instagram – vibraenergiaoficial 

LinkedIn – Vibra Energia 

Youtube – Vibra Energia 

InPress Porter Novelli – Agência de Comunicação da Vibra
vibraenergia@inpresspni.com.br
(21) 3723-8165/ 3723-8132
(21) 99636-5392 / (21) 98093-8364 / (21) 96674-6381

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO