Vendas do varejo paulistano seguem em desaceleração, aponta ACSP

Na primeira quinzena de julho elas caíram 3,5% na comparação com igual período de junho
Vendas do varejo paulistano seguem em desaceleração, aponta ACSP

As vendas do varejo paulistano recuaram 3,5% na primeira quinzena de julho, na comparação com igual período de junho, é o que informa a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Se considerado o período anterior à pandemia – mesmo mês e dias de 2019 – a retração foi de 8,3% na quinzena, o que, segundo a ACSP, revela que as perdas ainda persistem no setor.

Para o mesmo período, o registro positivo ficou por conta da comparação quinzenal entre julho deste ano e julho de 2021. Nesse caso, a alta foi de 67,5%.

O resultado, porém, não reflete a realidade porque a base de comparação é fraca. Em 2021, no mesmo período, o comércio operava com redução de 80% da capacidade e horário reduzido devido à pandemia de covid-19.

Para Marcel Solimeo, economista da ACSP, os dados refletem fatores como a inflação, perda de renda e base fraca de comparação. “Há uma combinação de juros e inflação alta, encarecendo produtos nas prateleiras e, consequentemente, acarretando perda do poder de compra dos consumidores”, analisa.

O economista pontua ainda que há expectativa de melhora no cenário para os próximos meses. Parte disso por causa do maior valor concedido aos beneficiários do Auxílio Brasil. Ainda, na sua avaliação, a antecipação do 13º salário pago aos trabalhadores deverá contribuir para que o setor alcance o patamar anterior à pandemia.

Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Newton Santos/DC

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO