Vendas do varejo paulistano recuam 3,2% em junho, diz ACSP


Inflação em patamar elevado está restringindo o poder de compra do consumidor
Vendas do varejo paulistano recuam 3,2% em junho, diz ACSP
Perda de ritmo do e-commerce se intensifica

As vendas do varejo paulistano recuaram 3,2% em junho na variação mensal, de acordo com balanço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) elaborado com base em dados da Boa Vista.

Na comparação interanual, as vendas avançaram 61%. A explicação, de acordo com Marcel Solimeo, economista da ACSP, está na fraca base de comparação entre o período.

“É um crescimento importante, mas, sob análise mais detalhada, temos que considerar que no ano passado ainda havia restrições para o setor, impedindo o pleno funcionamento do comércio”, diz.

Para Solimeo, a expectativa para os próximos meses é de crescimento com a injeção de recursos extras como a antecipação do 13º salário aos trabalhadores, saques do FGTS, auxilio dos servidores municipais e estaduais e aumento do valor do Auxílio Brasil.

Fora do contexto pandêmico, os reflexos do fechamento dos estabelecimentos comerciais ainda são sentidos. Em junho, as vendas registraram queda de 7,3% se comparadas às realizadas em igual mês de 2019, ou seja, antes da pandemia.

“Nesse momento, o principal fator que prejudica a economia é a inflação em patamar alto. Com isso há perda do poder de compra das famílias e, consequentemente, menor consumo”, disse o economista da ACSP.

Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Newton Santos/DC

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO