Vendas do varejo paulistano crescem 2% em março, diz ACSP

O ritmo das vendas ainda é inferior ao do pré-pandemia. No primeiro trimestre, houve queda de 2% ante igual período de 2019 (Da equipe de jornalistas do Diário do Comércio)
Vendas do varejo paulistano crescem 2% em março, diz ACSP

O varejo da capital paulista registrou alta de 2,1% nas vendas, na comparação com o mês anterior. A informação consta de balanço elaborado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com base em amostras da Boa Vista.

Na comparação interanual o crescimento foi de 77,2%, mas esse resultado está longe de apontar para o cenário otimista. Marcel Solimeo, economista da ACSP, explica que a base de comparação é fraca.

No mesmo período do ano passado, o comércio seguia as regras de restrição de horário e de capacidade de atendimento ao público, como medida para conter o avanço da pandemia de covid-19.

TRIMESTRE

A ACSP analisou as vendas do varejo paulistano ao longo do primeiro trimestre e comparou o resultado com igual período de 2019, portanto, em um momento anterior à pandemia.

Nesse confronto, os dados apontaram queda de 2%, o que mostra que o varejo da cidade de São Paulo ainda precisa remar para alcançar os números pré-pandemia.

O consumo tem patinado com a alta dos preços e a queda na renda das famílias. “Essa desaceleração é resultado da alta da inflação. O que se espera é que a injeção de recursos extras, como o Auxílio Brasil e a antecipação do FGTS, contribua para o consumo das famílias, que têm perdido poder de compra pelo aumento da inflação”, diz Solimeo.

Fonte: Diário do Comércio – IMAGEM: Paulo Pampolin/DC

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO