Vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5% em março

É a segunda alta consecutiva apurada pelo CPV - Centro de Pesquisas do Varejo (SINCOVARP/CDL); Empregabilidade se manteve estável e otimismo dos lojistas aumentou para o período de Agrishow
Vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5% em março

As vendas no comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 5% em março de 2023, na comparação com o mês anterior (fevereiro) que já tinha registrado variação positiva de 5,8%. É o que aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas. Trata-se da segunda alta de vendas consecutiva já recuperando e superando a queda de -6,88%, registrada em janeiro.

“Um dos fatores que impulsionaram vendas em março foi o período alusivo ao Dia do Consumidor, celebrado em 15/3, que vem sendo aproveitado pelo comércio varejista para a realização de promoções. Essa é uma data que tende a ganhar mais espaço no calendário lojista”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Empregos

Em março, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comércio varejista de Ribeirão Preto, ficou estável com perspectiva de alta para o mês de abril, impulsionada pelo período da Páscoa e pelo efeito “Agrishow”.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL voltou a subir, ficando em 3,2 pontos, em março (ante 2,8 pontos em fevereiro), classificado como positivo.

Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL para os próximos 12 meses (de longo prazo) também subiu, atingindo 3,4 pontos, em março (ante 3,2 pontos em fevereiro), considerado positivo.

“A recuperação das vendas está, aos poucos, estimulando os lojistas que continuam de olho no que acontece na economia e na política, em especial na continuidade das medidas de controle à inflação que vinham desde o governo anterior. Quando a inflação sobe o consumo cai. Ainda falta clareza no projeto econômico do novo governo. A expectativa é de seja criado espaço para uma redução da taxa básica de juros, fato que aqueceria, ainda mais, as vendas”, afirma Galli.

Atualização para a Agrishow

A pesquisa também atualizou a expectativa do Comércio local para a Agrishow 2023, após a organização da feira anunciar que espera mais de 190 mil visitantes ao longo maior feira de Agronegócios da América Latina, de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto. O CPV apurou que 56% dos lojistas entrevistados esperam um impacto positivo, enquanto outros 44% avaliam que o evento não influenciará ou terá muito pouco impacto nos negócios. Em fevereiro, essa proporção era de 50% e 50%, respectivamente.

A estimativa dos lojistas para o período de Agrishow, que em fevereiro apontou para um crescimento de 6,7% nas vendas, em março projeta alta entre 9% e 11%.  “Quanto maior for o público da Agrishow, maior será impacto positivo na economia local e regional, em especial nos segmentos de comércio e serviços, hotelaria, bares, restaurantes, locação de imóveis para curto período, postos de combustíveis, lojas de conveniência, estacionamentos e supermercados, entre outros. Nosso comércio varejista estará preparado para receber os milhares de visitantes que virão à Ribeirão Preto”, finaliza o pesquisador.

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