Categories • Destaque

Vendas de veículos têm melhor ano desde antes da pandemia

Por Vitor Matsubara

A indústria nacional registrou alta de quase 10% nas vendas de veículos em 2023. O desempenho foi o melhor dos últimos quatro anos e de antes da pandemia.

De acordo com números informados pela Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores), 2,31 milhões de unidades de autoveículos (que engloba automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus) foram licenciadas no ano passado.


VEJA MAIS:
– Produção de veículos tem leve recuo em 2023

– Fenabrave estima que venda de veículos crescerá 12% em 2024
– Montadoras apostam em crescimento da produção e das vendas em 2024


Esse volume representa alta de 9,7% em relação ao resultado acumulado de 2022, quando 2,1 milhões de veículos foram licenciados. E é o melhor desde 2019, antes da pandemia de Covid-19, quando as vendas de veículos alcançaram 2,7 milhões.

Setor de caminhões tem queda em 2023

Os resultados foram distintos quando analisamos apenas os números de caminhões e ônibus. 

Nos caminhões houve queda de 14,7% nos emplacamentos – praticamente igualando a estimativa da associação, que era de 15% de declínio.

Segundo a Anfavea, a indústria de pesados passou por “um dos momentos mais difíceis” de sua história no ano passado, em parte pela necessidade de adequação às normas do Proconve P8.

Apenas 53% do total emplacado foi produzido em 2023. Esse número indica uma queda expressiva em relação ao volume médio de licenciamentos de unidades produzidas no mesmo ano no setor de caminhões, que é de 77%.

Já nos ônibus, o ano fechou com crescimento de 17,7%. Essa alta, no entanto, é pouco expressiva diante do baixo volume de participação do segmento nos emplacamentos de autoveículos.

Projeção para 2024 e sonho de chegar a 3 milhões

Para este ano, a Anfavea manteve as projeções informadas em dezembro de 2023. Sendo assim, a estimativa é de que a indústria automotiva deve emplacar 2,45 milhões de unidades em 2024, sendo 2,3 milhões de veículos leves e 146 mil de caminhões e ônibus.

Otimista, a associação acredita que a indústria brasileira pode atingir o sonhado volume de 3 milhões de unidades licenciadas em breve.

“Quando falamos que o Brasil pode voltar à casa de três milhões nos próximos anos, estamos falando de um cenário bastante concreto. A redução da taxa de juros deve acentuar ainda mais esse crescimento e temos tudo para voltar àquele número mágico que sempre trabalhamos”, afirmou Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Fonte: Automotive Business

Você também pode gostar