Carros híbridos e elétricos batem recorde de vendas em 2023


Anfavea espera número ainda melhor de emplacamentos neste ano
Carros híbridos e elétricos batem recorde de vendas em 2023
Modelos híbridos como o BYD Song Plus (acima) venderam bem em 2023

Por Vitor Matsubara

As vendas de carros híbridos e elétricos estão de vento em popa no Brasil. De acordo com números divulgados pela Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores), 93,9 mil unidades de veículos eletrificados foram licenciadas em 2023.


VEJA MAIS:
– Vendas de veículos tem melhor volume desde a pandemia
– Entenda as principais mudanças entre o Rota 2030 e o Mover


O volume correspondeu a aproximadamente 4,3% do número total de emplacamentos registrados em 2023. Além disso, foi o maior número da história do segmento no país.

Projeção para 2024 é de crescimento

Do total de quase 94 mil carros, 74,6 mil veículos foram híbridos (convencionais ou do tipo plug-in) e 19,3 mil unidades foram elétricas. Para 2024, a expectativa é que o mercado de carros eletrificados emplaque 142 mil unidades, sendo 117,9 mil híbridos e 24,1 mil de elétricos.

Durante coletiva de imprensa, a Anfavea se mostrou otimista em relação ao crescimento do segmento.

“É difícil cravar quais serão os números. Eu aposto minhas fichas em um número maior do que esse, mesmo com a recomposição parcial do imposto de importação, porque é um mercado que desperta interesse do consumidor”, afirmou Marcio de Lima Leite, presidente da associação.

Crescimento de EUA?

O executivo também comentou sobre o crescimento dos emplacamentos, fazendo uma comparação com países onde os carros híbridos e elétricos estão mais consolidados.

“Esse número é surpreendente porque segue a lógica de mercados como os Estados Unidos. Apesar da nossa transição energética se dar em um tempo maior por conta do biocombustível e das alternativas energéticas, estamos caminhando bem no processo de eletrificação”, disse Marcio.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO