Vendas de veículos leves ficam estacionadas e Fiat domina ranking de abril

Dados da Jato Dynamics mostram cinco modelos da marca nas dez primeiras posições. Autoinforme aponta incremento de 1,1% nos emplacamentos
Vendas de veículos leves ficam estacionadas e Fiat domina ranking de abril
Strada terá mudanças importantes e novo motor turbo para seguir no topo

Depois do fraco resultado do primeiro trimestre, as vendas de veículos leves tiveram leve incremento em abril, de 1,1% na comparação com março, com 136,3 mil unidades vendidas. Apesar da melhora, o resultado do mês passado ainda é 16,8% inferior ao de abril de 2021. A informação foi apurada pela agência Autoinforme com base em dados do Renavam.

Segundo a empresa, a média diária de emplacamentos para 7,1 mil carros por dia, o que representa alta de 17% na comparação com a média de venda deiária de veículos leves de março.

Com o resultado de abril, o acumulado dos quatro meses de 2022 somou 507,8 mil licenciamentos, com contração de 23,2% em relação ao intervalo equivalente do ano passado..

Fiat no topo das vendas

A Fiat Strada fechou mais um mês na liderança geral de vendas e com um feito inédito: colocou 5 modelos entre os 10 veículos leves mais vendidos do país. A picape leve emplacou 7.983 unidades em abril, segundo dados são da consultoria Jato Dynamics.

O Hyundai HB20 aparece em segundo lugar com 6.502 unidades emplacadas, seguido pelo Fiat Mobi (5.911 unidades).

O quarto lugar ficou com o Chevrolet Onix (5.574 emplacamentos), que se manteve à frente da surpresa Fiat Pulse. O SUV compacto fechou o mês de abril com 5.520 unidades emplacadas, superando por pouco o “irmão” Fiat Argo e seus 5.488 emplacamentos.

O Chevrolet Onix Plus registrou 5.240 emplacamentos, seguido pela Fiat Toro, que confirmou o domínio da marca italiana com 5.107 emplacamentos. 

A Jeep aparece apenas em nono lugar com o Compass, que acumulou 4.766 unidades licenciadas em abril. O VW T-Cross fechou o top 10 com 4.570 emplacamentos.

Renegade tem mês discreto e populares despencam

No restante da lista, surpreende a posição discreta do Jeep Renegade. Normalmente nas primeiras colocações da categoria, o SUV compacto ficou na 13ª colocação geral e foi apenas o quinto modelo mais vendido do segmento, atrás de Fiat Pulse, VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.

De resto, o Toyota Corolla Cross foi o 16º modelo mais vendido de abril com 3.861 emplacamentos, batendo o Corolla sedã e suas 3.729 unidades emplacadas.

Por fim, alguns populares tiveram resultados bastante ruins. Enquanto o Fiat Mobi foi bem, o Renault Kwid teve desempenho mais discreto e emplacou 3.845 unidades. Já o VW Gol foi pior e sequer chegou às 900 unidades mensais.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO