Vendas de agosto têm pior desempenho do ano

Vendas de agosto têm pior desempenho do ano

Com fábricas paradas por falta de microchips, mês fecha abaixo de 160 mil veículos leves emplacados; média diária é a menor em 13 meses (PEDRO KUTNEY, AB / COM DADOS DA AUTOINFORME)

Agosto fecha com pior média de emplacamentos diários de veículos leves em 13 meses

A falta de microchips que vem paralisando linhas de produção no País segue revertendo a recuperação que vinha sendo observada desde o fim de 2020, com aprofundamento da queda nas vendas de veículos leves zero-quilômetro em agosto. Segundo números obtidos pela Autoinforme, o mês fechou com apenas 158.468 unidades emplacadas, o que representa retração de 2,4% sobre julho e queda de 8,6% sobre agosto do ano passado, quando o mercado começou a se recuperar da quarentena provocada pela primeira onda da pandemia de coronavírus iniciada em março no Brasil.

É a segunda vez neste ano que volume mensal fica abaixo dos 160 mil emplacamentos, e só um pouco acima dos 158.237 de fevereiro, até agora o pior mês de 2021. Contudo, o desempenho de agosto pode ser considerado ainda pior, porque o mês teve mais dias úteis, 22 no total. Por isso, a média de 7.203 emplacamentos por dia útil é a menor dos últimos 13 meses.

No acumulado de oito meses de 2021 o resultado é positivo. Foram emplacados quase 1,33 milhão de automóveis e utilitários leves, volume 20,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2020, mas a base de comparação é baixa, pois no ano passado a epidemia de Covid-19 praticamente paralisou os negócios por quase três meses. Agora a crise tem menor intensidade, massa falta de semicondutores já coloca em risco as projeções que indicavam mercado de 2,2 milhões de veículos leves este ano. Se o ritmo não avançar além da casa das 160 mil unidades/mês, o volume anual ficará abaixo de 2 milhões.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO