Por Soraia Abreu Pedrozo
Foram comercializados ao longo do ano passado 10,6 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus seminovos e usados no País. O volume apresenta recuo de 10,8% com relação ao resultado acumulado de 2021.
A redução nas vendas se deveu à alta base de comparação, uma vez que em 2021 houve recorde histórico no comércio de usados, com 11,8 milhões de unidades, motivado pela escassez de semicondutores, o que reduziu significativamente a oferta de modelos 0 KM.
O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, afirmou entender que “em 2022 houve ajuste de mercado, mas ainda em um bom patamar de transações”.
A avaliação é compartilhada por Enílson Sales, presidente da Fenauto: “Consideramos o resultado bom por causa das incertezas e instabilidades que a economia sofreu com a guerra na Ucrânia, o aumento dos juros, uma maior restrição ao crédito e ao cenário político nas eleições presidenciais”.
Sales projetou que com as primeiras ações do novo governo a economia deverá voltar a se equilibrar e, com isso, o mercado de veículos seminovos e usados continuará a apresentar resultados positivos.
Venda de carros cresceu dois dígitos – Apesar do recuo no saldo total dados da Fenabrave apontam que maior parte foi de vendas de automóveis e comerciais leves, 10,2 milhões de unidades, o que representou alta de 21,1% com relação ao comercializado em 2021.
Segundo a entidade os modelos com até três anos de fabricação corresponderam 12,2% do total. A predominância do mercado de usados, porém, se deu com veículos chamados de velhinhos pela Fenauto, com treze anos ou mais, que corresponderam a quase um terço dos licenciamentos.
Os dados refletem menor poder aquisitivo da população, corroído pela inflação, ainda em patamar elevado, tendo encerrado 2022 aos 5,8%, conforme o IPCA. Além das altas taxas de juros que beiram os 30% ao ano para o financiamento de veículos.
Automóveis e comerciais leves mais adquiridos – Fiat Palio, com 613,1 mil unidades, Volkswagen Gol, com 392,8 mil, e Fiat Uno, com 220,3 mil foram os três automóveis seminovos e usados mais vendidos em 2022, de acordo com a Fenauto.
Quanto aos comerciais leves destacaram-se Fiat Strada, com 157,8 mil unidades, Volkswagen Saveiro, com 110,5 mil, e Chevrolet S10, com 81,3 mil.
Fonte: AutoData