Venda de motos tem melhor resultado em mais de oito anos


Volume passou de 133 mil em maio e acumulado registra alta de 25,6% sobre iguais meses do ano passado (Por Mário Curcio, para AB)
Venda de motos tem melhor resultado em mais de oito anos

A venda de motos em maio atingiu a marca de 133,4 mil unidades, o melhor número para um único mês desde janeiro de 2014. O bom resultado decorre da quantidade de dias úteis (22), da recuperação da produção em Manaus e da procura aquecida. A média diária de emplacamentos superou 6 mil unidades, também semelhante ao que se via oito anos atrás.

Os números foram divulgados na quinta-feira, 2, pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionários. O acumulado do ano já teve 515,8 mil motocicletas licenciadas, o melhor resultado para o período desde 2015. A comparação com iguais meses do ano passado indica alta de 25,6%.

Venda de motos se destacam

Com isso, as motos permanecem como o único setor com crescimento relevante entre todos os tipos de veículos nestes cinco meses. “Elas têm tudo para ter um excelente ano, apesar da restrição de crédito, que ainda se mantém em 30% de aprovação dos cadastros para financiamentos”, afirma o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior (até outubro de 2021 essa aprovação era próxima de 50%).

A projeção de vendas do começo de 2022 estimava 1,23 milhão de motos e alta de 6,2% sobre 2021, mas é provável que a Fenabrave reveja para cima estes números no começo de julho. A demanda, que antes era puxada basicamente pelo motofrete, ganhou a adesão de novos motociclistas. Muitos estão deixando o carro na garagem por causa do valor elevado dos combustíveis.

Honda: quase 400 mil motos em cinco meses

De janeiro a maio a Honda teve emplacadas no Brasil 392 mil motos e sua fatia atual de mercado está em 76%. Avançou 1,3 ponto porcentual em uno ano. No caminho inverso, a Yamaha perdeu 2,1 pontos porcentuais e tem agora 16,8% do mercado. O motivo foi a falta de componentes eletrônicos que atingiu sua produção em Manaus entre março e maio. 

As quatro motos mais vendidas no Brasil são Honda: linha CG (143,6 mil), Biz (72,6 mil), Pop (52 mil) e Bros (50,2 mil). Em quinto lugar vem a Yamaha 150 YBR/Fazer, com 26,1 mil unidades.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO