Por Vitor Matsubara
O ano acabou de começar, mas vários grandes lançamentos da indústria automotiva já estão confirmados para 2024. Entre as novidades, há modelos vendidos em outros mercados e produtos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil.
Destaque para a ofensiva chinesa, que ganhará novos capítulos nos próximos meses com a chegada de mais modelos e o início da produção local da GWM ainda em 2024.
Confira abaixo 10 carros que chegam às ruas brasileiras em breve.
Fiat Titano
A Titano deveria ter estreado no segundo semestre de 2023, mas acabou ficando para este ano. É por isso que a picape deve ser a primeira novidade da Stellantis em 2024.
A versão Fiat da Peugeot Landtrek (que, por sua vez, é baseada na chinesa Changan Kaicene F70) será vendida apenas na carroceria de cabine dupla. A gama terá versões para trabalho e lazer, enquanto a motorização deve ser a 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm presente na linha de furgões da Stellantis, formada por Citroën Jumper, Fiat Ducato e Peugeot Boxer.
É provável que a Titano tenha câmbios manual e automático, ambos com seis marchas, e tração 4×4. Produzida no Uruguai pela Nordex, a picape será posicionada acima da Toro – cuja versão mais luxuosa, a Ultra, custa mais de R$ 200 mil.
BYD Dolphin Mini/Seagull
A BYD pretende aproveitar ao máximo o sucesso do Dolphin no Brasil. Prova disso é que a marca rebatizará o Seagull, novo modelo de entrada da marca chinesa no país. O Dolphin Mini será lançado em 2024 com a meta de abrir uma nova faixa de preço entre os carros elétricos, mais perto de R$ 100 mil.
O compacto tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,50 m de distância entre-eixos. Ainda não há informações a respeito de versões ou motorizações, mas uma das opções de motor entrega 75 cv na China.
Omoda 5
As marcas Omoda e Jaecoo foram apresentadas no Brasil nos últimos dias de 2023. A estreia deve acontecer no primeiro semestre deste ano com o Omoda 5.
O crossover tem design esportivo e porte de Jeep Compass, embora o espaço interno não seja tão generoso atrás. Segundo a própria fabricante, o modelo será posicionado abaixo de GWM Haval H6 e BYD Song Plus, que atualmente estão na faixa de R$ 210 mil a R$ 270 mil.
Apesar de pertencer à Chery, a operação das marcas será realizada de forma completamente independente em relação à Caoa. O processo de seleção de concessionários está em andamento desde o fim de 2023, e a meta dos chineses é montar uma rede com 40 lojas até dezembro deste ano.
Novo Peugeot 208
Havia a expectativa de que o 208 viria com o novo design juntamente com a chegada do motor 1.0 turbo, algo que não aconteceu. Essa estreia acontecerá em 2024, provavelmente no segundo semestre.
A reestilização apresentada na Europa no ano passado inclui mudanças substanciais na dianteira, cujos faróis perderão os característicos prolongamentos na parte inferior. Grade frontal e para-choque também mudam. Atrás, as lanternas também serão novas e trocam as três barras horizontais por um treio de elementos verticais.
Toyota Yaris Cross
O Yaris Cross é uma das novidades mais aguardadas de 2024. Com produção confirmada para a fábrica de Sorocaba (SP), o modelo marcará a entrada da Toyota no segmento de SUVs compactos.
Há poucas informações oficiais sobre o modelo. Nos mercados onde já é vendido, o Yaris Cross tem 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. A plataforma do SUV é a DNGA, versão simplificada da base TNGA adotada no Corolla.
Especula-se que o Yaris Cross pode ter tecnologia híbrida flex, a exemplo do seu “primo” Corolla Cross.
Volvo EX30
Grande novidade da Volvo em 2023, o EX30 começa a ser vendido no país neste ano. O novo modelo de entrada será comercializado em quatro versões de acabamento com uma agressiva estratégia de preços que vai de R$ 219.950 a R$ 279.950.
Todas as configurações serão importadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 35 kgfm de torque instantâneo. Para 2024, a Volvo confirmou a estreia do EX30 Twin Motor, equipado com dois motores elétricos (um em cada eixo) e tração nas quatro rodas. A potência combinada é de espantosos 428 cv e o torque é de 55,7 kgfm.
Nesta versão, o SUV precisa de apenas 3,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h.
GWM Poer
Após realizar as estreias de Haval e Ora, a GWM lançará sua terceira marca no mercado brasileiro. A Poer é especializada em picapes e seu primeiro modelo é um forte candidato a iniciar as atividades da fábrica de Iracemápolis (SP).
Com tecnologia híbrida, o veículo deve ter mais de 400 cv e será capaz de rodar até 100 km no modo elétrico.
Renault Kardian
Apresentado no fim de 2023, o Kardian começa a ser vendido em março. Fruto de um investimento bilionário, o modelo marca a estreia da plataforma modular CMF-B, que será empregada nos futuros carros da aliança Renault-Nissan.
O Kardian será oferecido com o também inédito motor 1.0 turbo de três cilindros, de até 125 cv e 22,4 kgfm de torque máximo. A transmissão é automatizada de dupla embreagem simulando seis marchas.
Citroën C3 SUV cupê
Depois dos novos C3 e C3 Aircross, a Citroën prepara a estreia do terceiro produto da estratégia C-Cubed em 2024. Será um SUV cupê com proposta parecida a do Fiat Fastback, mas dentro da proposta de baixo custo adotada nos demais modelos da gama C3.
A fonte de inspiração no design deve ser o C4 X, que foi apresentado na Europa em 2022 e até foi registrado no Brasil. Caso siga a lógica de nomenclaturas adotadas no exterior, o novo modelo deve se chamar C3 X. Outra possibilidade é de o modelo se chamar C3 FastLounge.
Assim como o C3 Aircross, o novo membro da família será vendido exclusivamente com motorização 1.0 turbo e câmbio do tipo CVT. Protótipos já rodam em testes com camuflagem na parte traseira tanto na Índia (país de origem do projeto) como no Brasil. Um deles, inclusive, foi flagrado pelo colega Raimundo Couto, do diário “O Tempo”, que cedeu gentilmente a imagem acima.
Novo Peugeot 2008
Além de apresentar o 208 reestilizado, a Peugeot lançará o novo 2008 movido a combustão no Brasil. O design não é segredo para ninguém, já que o modelo é comercializado na Europa e está à venda no Brasil desde 2023 na versão elétrica e-2008.
A motorização deve ser a conhecida 1.0 turbo da linha T200, associada ao câmbio do tipo CVT – como nas configurações mais caras do 208. Falando no hatch, ele deve dividir a linha de montagem na Argentina com a geração mais recente do 2008.