O Dia das Mães parece ter ajudado a impulsionar as vendas de maio do comércio paulistano, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na primeira quinzena do mês houve um crescimento de 14,1% nas comercializações na comparação com igual período de abril.
“Precisamos aguardar o fechamento do mês para termos uma ideia melhor sobre o resultado de maio, mas já dá para dizer que o Dia das Mães ajudou bastante a impulsionar as vendas”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Na comparação com a primeira quinzena de maio de 2021, a alta foi de 89,5%. É preciso salientar que essa base equivalente ainda é fraca para análise da real recuperação da economia do varejo. No ano passado, em maio, o Plano de Flexibilização Econômica do Estado de São Paulo ainda limitava a ocupação e os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
Atualmente, com o aumento da mobilidade urbana, o varejo tende a se recuperar. “As injeções de recursos oriundos do saque do FGTS, da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, do Auxílio Brasil, além da ampliação do crédito consignado, também estão ajudando a movimentar o comércio”, afirma Solimeo.
Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Luludi/DC