Toyota projeta a maior produção da história em janeiro


Volume recorde de 800 mil veículos faz parte de planejamento de recuperação das perdas ocorridas pela falta de componentes em 2021
Toyota projeta a maior produção da história em janeiro

A Toyota afirmou na quarta-feira (15) que pretende produzir globalmente 800 mil veículos em janeiro, volume que seria um recorde histórico para a montadora no mês. De acordo com comunicado, a empresa justifica a produção recorde como uma espécie de compensação às perdas geradas no ano por falta de peças.

“Além disso, mantemos nossa previsão de produção de 9 milhões de unidades para o ano fiscal”, informou a montadora, indicando que haverá de alguma forma o abastecimento de peças em suas linhas de modo a manter o seu planejamento de produção até março, quando se encerra o chamado ano fiscal da companhia japonesa.

Caso consiga produzir as 800 mil unidades no mundo, o volume será superior em 8% àquele registrado pela montadora em janeiro deste ano. Assim como outras fabricantes, a Toyota foi afetada pela falta de componentes eletrônicos fornecidos por fornecedores instalados em países como Malásia e Vietnã. As perdas podem ter chegado a 14 mil veículos/mês.

Aqui no Brasil a Toyota para de produzir em 27 de dezembro e retornará em 3 de janeiro, a tradicional parada de férias coletivas e manutenção. A demanda por veículos no mercado regional, que afora o brasileiro também envolve outros na América Latina, fez a companhia antecipar a produção do terceiro turno em Sorocaba (SP), onde são produzidos Etios, Yaris e Corolla Cross.

A empresa revisou o seu volume de produção anual no País, que passará das atuais 122 mil unidades para 158 mil, um incremento de 30% sobre o volume atual. De acordo com a companhia, o aumento do ritmo está ligado ao aquecimento da demanda pelo Corolla Cross no Brasil e outros 22 países que formam o mercado Toyota na América Latina.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO