Eberspächer no Brasil e Petroquimica Cuyo na Argentina foram os melhores da cadeia de suprimentos da montadora em 2020 (PEDRO KUTNEY, AB)
Linha de montagem da Toyota em Sorocaba: até agora falta de peças não paralisou a produção
Com uma boa e próxima relação com os fornecedores, a Toyota vem conseguindo contornar a falta generalizada de componentes, principalmente semicondutores eletrônicos, que vem paralisando linhas de montagem em todo o mundo. Até o momento nenhuma das de suas quatro fábricas no Brasil e uma na Argentina precisou interromper a produção por escassez de insumos. Foi com esse clima mais ameno que a montadora premiou recentemente nove parceiros de sua cadeia de suprimentos nos dois países, que tiveram os melhores desempenhos em métricas de qualidade, entrega e custos ao longo de 2020.
Rogerio Nakamoto, coordenador de compras da Toyota do Brasil, informa que houve significativa melhora dos fornecedores em todas as métricas, que conseguiram contornar os diversos problemas trazidos pela pandemia de coronavírus na região. Ele destaca, inclusive, que empresas da cadeia na Argentina bateram recordes de indicadores de qualidade. “Com a pandemia, muitos tiveram mais tempo de ajustar seus processos. Houve redução de volumes, mas a qualidade aumentou”, conta.
A Toyota espelha no Brasil e na Argentina os mesmos métodos de acompanhamento da cadeia de suprimentos adotada pela matriz no Japão e em todos os países onde a montadora tem operações industriais. Em linhas gerais, explica Nakamoto, a empresa faz pesquisas e monitora constantemente os fornecedores para antecipar problemas e adotar medidas para evitar ou mitigar os contratempos.
“A Toyota tem uma relação muito próxima dos seus fornecedores. Somos mais parceiros do que clientes, não somos só compradores, muitas vezes atuamos dentro das empresas para indicar melhorias. Essa relação faz diferença neste momento, pois nossos parceiros nos apoiam para não deixar faltar componentes”, afirma Rogerio Nakamoto.
OS MELHORES FORNECEDORES DA TOYOTA BRASIL E ARGENTINA EM 2020
A Toyota mudou a forma de premiar os fornecedores. Para reconhecer os melhores, a fabricante passou a considerar a soma dos indicadores de qualidade, entregas e custos – antes a premiação era feita em cada um desses três quesitos e quem tivesse o melhor desempenho em todos ganhava a placa de melhor do ano. Em 2020, entre nove empresas premiadas, Eberspächer no Brasil e Petroquimica Cuyo na Argentina foram indicadas as melhores da cadeia de suprimentos em seus respectivos países.
Veja abaixo s fornecedores premiados pela Toyota pelo desempenho em 2020
BRASIL
> Melhor do Ano: Eberspächer Tecnologia de Exaustão
> Fornecedores Reconhecidos: JTekt, Pioneer, YazakiARGENTINA
> Melhor do Ano: Petroquimica Cuyo
> Fornecedores Reconhecidos: Guidi, Siderar, Toyota Boshoku, YPF
Fonte: Automotive Business