Toyota inicia terceiro turno de produção em Sorocaba

De todas as vagas criadas para que a planta de Sorocaba funcionasse 24 horas por dia, 37% foram preenchidas por mulheres. Contratações para o terceiro turno da marca tiveram como premissas condições de igualdade e mais inclusão de gênero. Aumento da participação feminina nas plantas faz parte da jornada de equidade da Toyota, iniciada em 2020
Toyota inicia terceiro turno de produção em Sorocaba

Com o início do terceiro turno na fábrica de Sorocaba da Toyota, foram criadas vagas para que a planta de Sorocaba funcionasse 24 horas por dia, sendo que 37% destas contratações são mulheres, que farão parte deste momento marcante da companhia. Contratadas para a produção dos modelos Corolla Cross, Yaris (hatch e sedã) e Etios, também nas duas versões, as novas colaboradoras representam um grande avanço em um setor historicamente masculino. 

Para que fosse possível promover cada vez mais a equidade de gênero, algumas mudanças já haviam sido implementadas na Toyota, quando essa jornada foi implementada, em 2020. Como a adaptação dos uniformes na operação para mulheres e condições de trabalho que permitam a permanência feminina na empresa, com a possibilidade de extensão da licença-maternidade, atenção no retorno das mães e flexibilidade de horário.

Os resultados foram notados quando foram anunciadas as vagas para a abertura do terceiro turno, em agosto de 2021. De 2 mil candidatos inscritos, 37% eram mulheres, muitas incentivadas por cônjuges, parentes próximos, ou até mesmo indicações de colaboradores internos, que participaram ativamente para o preenchimento das vagas. “O empenho e a dedicação de todos foram tão grandes, que nossas expectativas foram superadas, mostrando que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais a inclusão em nossas plantas”, ressalta Celso Simomura, diretor de Recursos Humanos da Toyota para América Latina e Caribe.

A utilização de uma nova plataforma para a inserção dos dados dos candidatos, as novas ferramentas no processo seletivo e as dinâmicas, distribuídas de forma a garantir os protocolos de segurança por causa da pandemia, auxiliaram a equipe de Recursos Humanos da Toyota a tranquilizar as pessoas que participaram de todas as etapas. 

“Tivemos muitos aprendizados em 2018, quando contratamos 120 mulheres e iniciamos a nossa jornada da equidade. Colhemos excelentes resultados dessa iniciativa, na qual todos os envolvidos, independentemente do gênero, contribuíram para a melhoria contínua, aumento da eficiência operacional e maior troca de experiência”, acrescenta Celso. 

Com o início do terceiro turno, a Toyota reforça seu compromisso com o objetivo de melhorar a participação feminina na empresa e garantir uma sociedade mais igualitária, direcionando cada vez mais energia e recursos na busca por mais equidade. 

Terceiro turno em Sorocaba

Anunciado em setembro de 2021, o terceiro turno na unidade de Sorocaba tem como objetivo aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e Corolla Cross, atendendo à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina, e faz parte da estratégia de crescimento sustentável da Toyota. 

Com o terceiro turno, a produção anual de Sorocaba saltará das atuais 122 mil unidades para 158 mil, um incremento de 30% no volume.

Com essa iniciativa, a unidade de Sorocaba se consolidará como a maior produtora de veículos eletrificados da América Latina, em mais um passo da empresa na busca pela massificação de tecnologias mais limpas e consequente avanço no compromisso de neutralidade de carbono na região.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Sustentabilidade da ONU:

Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a Kinto, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca Gazoo por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e sendo uma boa cidadã corporativa. Junto à Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável. Mais informações: www.toyota-global.com e www.toyota.com.br.

Mais informações
Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Rafael Borges – Coordenador de Comunicação – (11) 98684-8619 – raborges@toyota.com.br 
Kelly Buarque – kbuarque@toyota.com.br 
Kessia Santos – kosantos@toyota.com.br
Leandro Volcov – lvolcov@toytoa.com.br

RPMA Comunicação
toyota@rpmacomunicacao.com.br 
Adriano Barbosa – (11) 97419-0693
Lara Sant’Anna – (11) 98129-2239
Fernando Irribarra – (11) 97418-3710
Tel.: 11 5501-4655
www.rpmacomunicacao.com.br

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO