Toyota GAZOO Racing começa preparação para o DAKAR 2022 com a nova Toyota GR DKR Hilux T1 +


Equipe conseguiu trabalhar com o impulsor na forma original, usando turbos Toyota padrão, bem como um intercooler, com orientação modificada para o carro de corrida
Toyota GAZOO Racing começa preparação para o DAKAR 2022 com a nova Toyota GR DKR Hilux T1 +

A TOYOTA GAZOO Racing exibiu detalhes de seu novo veículo para o circuito Dakar 2022, a GR DKR Hilux T1 +. O novo design já saiu do estágio de protótipo, mas continuará a ser desenvolvido e aprimorado nas semanas que antecedem o Rally Dakar, que começa no início de janeiro do próximo ano. Como resultado da busca pela fabricação de veículos cada vez melhores ao longo da experiência do Dakar, o novo carro representa o maior salto tecnológico para o programa Toyota Dakar, desde o seu início, em 2011.

Na versão de produção do turbo bimotor do Land Cruiser 300 V6, a equipe conseguiu trabalhar com o impulsor na forma original. São usados turbos Toyota padrão, bem como um intercooler, com orientação modificada para o carro de corrida, por ser extremamente eficiente.

O veículo também possui um sistema de suspensão que aumentou o curso de 280 mm para 350 mm, permitindo ao motorista aproveitar ao máximo os novos pneus que foram aumentados de 32’’ para 37’’. A largura do pneu também aumentou de 245 mm para 320 mm.

As rodas de alumínio marcarão as laterais do carro, pois fazem parte integrante do desenvolvimento do T1 + – a equipe optou por deixar as rodas no seu acabamento em alumínio natural, pois oferece uma vantagem em termos de radiação de calor.

Internamente, a Hilux manteve o mesmo design do motor central que tem sido usado desde o Dakar 2016, bem como o desenho do cockpit central.

O novo carro apresenta o mais recente design de carroceria, que se alinha com o usado no WEC e no WRC. Assim, a nova Toyota GR DKR Hilux, que também irá competir no 2022 FIA World Rally-Raid Championship, é claramente parte da linha de carros de corrida do campeonato mundial TOYOTA GAZOO Racing. As icônicas letras GR foram adotadas por todas as três equipes do Campeonato Mundial, embora o Dakar Hilux faça parte da família GAZOO Racing por muitos anos. Essas letras também servem para reforçar a ligação entre os carros de corrida da Toyota e os carros de rua.

Especificações técnicas 

  • Motor – Motor de Produção V35A
  • Modelo de origem – Land Cruiser 300
  • Tipo de motor – Twin Turbo, gasolina
  • Regulagem de controle – Boost limitado pela curva de potência de referência FIA
  • Potência – 298 kW
  • Torque -660 Nm
  • Manutenção do motor – Motec
  • Transmissão – Sadev, 6 velocidades, mudança sequencial
  • Diferenciais – Deslizamento limitado (dianteiro, central, traseiro)
  • Embreagem – Placa Gêmea Cerâmica, 215mm
  • Construção – Estrutura tubular
  • Distância entre eixos – 3.140 mm
  • Comprimento total – 4.810 mm
  • Largura média – 2.300 milímetros
  • Altura total – 1.890 mm
  • Massa total -2.000 kg, mínimo regulamentado pela FIA (peso seco)
  • Carroceria – Picape Toyota Hilux Double Cab, Full Compound
  • Suspensão dianteira – triângulo duplo, curso de 350 mm
  • Suspensão traseira – triângulo duplo, curso de 350 mm
  • Rodas – Rodas de corrida de método, 17 polegadas
  • Pneus – BF Goodrich, 37 polegadas
  • Tanque de combustível – Célula de segurança FT3, 540 litros

Sobre TOYOTA GAZOO Racing

A Toyota considera o automobilismo como uma maneira essencial de comunicar os sonhos e emoções que os carros geram. Desde abril de 2015, a TOYOTA GAZOO Racing é a marca que abrange todas as atividades de automobilismo da Toyota, a fim de herdar a filosofia fundamental da Toyota de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e da competição, para continuar criando veículos cada vez melhores. Sob essa marca, a TOYOTA GAZOO Racing disputa provas no WRC, WEC, 24 horas de Nürburgring, Rally Dakar, Super GT (GT500 e GT300), Super Formula japonesa, Campeonato de Rally do Japão, entre outras competições.

Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, visite www.toyotacomunica.com.br.

A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a Kinto, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca Gazoo por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e sendo uma boa cidadã corporativa. Junto à Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável. Mais informações no site www.toyota-global.com e www.toyota.com.br.  

Informações para a imprensa 
Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação 
Rafael Borges – Coordenador de Comunicação e Imprensa (11) 98684-8619 – raborges@toyota.com.br
Kelly Buarque – kbuarque@toyota.com.br
Leandro Volcov – lvolcov@toyota.com.br

RPMA Comunicação
toyota@rpmacomunicacao.com.br 
Adriano Barbosa – (11) 97419-0693
Lara Sant’Anna – (11) 98129-2239
Fernando Irribarra – (11) 97418-3710 
Tel.: 11 5501-4655
www.rpmacomunicacao.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO