A Toyota do Brasil foi certificada com o Selo Paulista da Diversidade, em cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 28, no Palácio dos Bandeirantes. A certificação é um projeto do Governo do Estado de São Paulo para estimular instituições públicas, privadas e da sociedade civil a ter ações que busquem a inclusão no ambiente de trabalho, de forma estratégica e efetiva.
O reconhecimento atesta as iniciativas que a Toyota tem desenvolvido ao longo de sua história, e com mais efetividade nos últimos anos. O respeito pelas pessoas sempre foi uma prioridade, e é um dos pilares do Toyota Way, filosofia que define os valores que orientam as ações da empresa. Com isso como guia, e ao avançar conforme as discussões sociais, a Toyota tem investido em melhorias estruturais e estratégicas com o objetivo de aumentar a diversidade em toda a empresa e em diversas frentes.
“Para nós, não é possível pensar em desenvolvimento sustentável sem incluir a diversidade. Entendemos que, para que as mudanças sejam efetivas, precisamos de ações abrangentes, que envolvam todas as áreas e que contemplem não apenas a contratação de diferentes grupos, mas também a garantia da permanência e do desenvolvimento dessas pessoas”, explica Juliana Fochi, gerente geral de Recursos Humanos da Toyota do Brasil.
Entre as ações da Toyota do Brasil, destacam-se o aumento da participação feminina como força de trabalho, isonomia salarial, e mudanças na estrutura da empresa, como uniformes femininos, benefícios para mães e processos seletivos focados em inclusão, e a criação de cinco grupos de afinidade: LGBTQIA+, Geracional, Raça e Etnia, Pessoa com Deficiência e Gênero. Todos eles promovem conversas, cartilhas e depoimentos que buscam intensificar e trazer para todo o coletivo da empresa as discussões nessas frentes, além de propor mudanças e melhorias no ambiente de trabalho.
Para conhecer um pouco mais sobre as ações da Toyota neste sentido, confira o primeiro episódio do Toyotacast, o podcast da empresa que aborda temas atuais como mobilidade, sustentabilidade, inovação, diversidade e inclusão, entre outros. O episódio de estreia abordou o tema Diversidade e Inclusão e pode ser conferido neste link.
Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a Kinto, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca Gazoo por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e também por ser uma boa cidadã corporativa. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Mais informações: www.toyota-global.com e www.toyota.com.br.
Mais informações
Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Rafael Borges – coordenador de Comunicação e Imprensa – (11) 98684-8619 – raborges@toyota.com.br
Kelly Buarque – kbuarque@toyota.com.br
Kessia Santos – kosantos@toyota.com.br
Leandro Volcov – lvolcov@toyota.com.br
RPMA Comunicação
toyota@rpmacomunicacao.com.br
Adriano Barbosa – (11) 97419-0693
Lara Sant’Anna – (11) 98129-2239
Fernando Irribarra – (11) 97418-3710
Tel.: 11 5501-4655
www.rpmacomunicacao.com.br