thyssenkrupp equipa o novo Renault Captur com direção elétrica

thyssenkrupp equipa o novo Renault Captur com direção elétrica

Empresa consolida sua parceria com as montadoras da aliança Renault-Nissan

A thyssenkrupp passa a ser a fornecedora do sistema de direção elétrica que equipa o novo Renault Captur 2022. Com isso, a empresa reforça a parceria com as montadoras da aliança Renault-Nissan, que já tem em seu histórico o fornecimento de direção elétrica a outros SUVs das marcas, entre eles o novo Renault Duster e o Nissan Kicks (desde o primeiro modelo comercializado no Brasil). Os módulos de direção elétrica são produzidos na unidade Steering da thyssenkrupp, em São José dos Pinhais (PR).

“Ficamos muito satisfeitos com a consolidação da nossa parceria com a Renault-Nissan. Ela é fruto da confiança dos nossos clientes no sistema modular EPS (Electronic Power-Assisted Steering) da thyssenkrupp que, por meio da tecnologia aplicada, traz alta flexibilidade e permite a sua aplicação em diversos modelos e tamanhos de veículos”, afirma Luciano Farias, CEO da divisão Steering da thyssenkrupp no Brasil.

A direção elétrica agrega mais conforto e melhor dirigibilidade ao Captur, que passou a ser fabricado com a motorização 1.3 turboflex. Além disso, o sistema EPS é capaz de proporcionar economia de combustível. Graças a esse sistema de direção, os movimentos do motorista são suportados por um motor elétrico que, por sua vez, é comandado por um módulo eletrônico que controla outros sistemas do carro. Isso aumenta a eficiência energética, pois o motor só é ativado quando a unidade de controle avalia que o motorista realmente precisa do motor para ajudar na direção. A redução no consumo de combustível pode chegar a meio litro a cada 100 quilômetros percorridos.

Liderança mundial em componentes de direção veicular
A thyssenkrupp Steering está presente com 16 unidades fabris nas Américas, Europa e Ásia. É líder mundial no mercado de colunas de direção e uma das maiores fabricantes de sistemas de direção veicular. Um em cada quatro veículos produzidos no mundo é equipado com seus componentes de direção.

Anualmente, a empresa produz sistemas de direção para mais de 20 milhões de veículos. E conta com um portfólio global composto por componentes forjados a frio, colunas de direção para veículos de todas as categorias, engrenagens de direção hidráulica, elétrica e coluna EPS (direção com assistência eletrônica).

A thyssenkrupp Steering também está atenta às principais tendências do setor automotivo: direção autônoma, conectividade e motores elétricos. No seu principal Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, localizado em Liechtenstein, a empresa molda essas megatendências. Com base nessas tecnologias de direção, estão sendo impulsionados projetos como o steer-by-wire, uma das tecnologias-chave para o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma.

A thyssenkrupp e a indústria automotiva
A thyssenkrupp é um dos maiores fornecedores globais de materiais e componentes para a indústria automotiva. Nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela empresa. Além disso, um em cada três caminhões possui componentes da thyssenkrupp.

O portfólio de produtos que a thyssenkrupp fornece à indústria automotiva inclui componentes para motor (eixos de comando de válvulas montados, módulos de cabeçote do cilindro e virabrequins), componentes de suspensão e chassi (sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras) e serviços de montagem (módulos de eixo).

No Brasil, a companhia possui plantas automotivas em Ibirité, Poços de Caldas e Santa Luzia (MG); São José dos Pinhais (PR); Campo Limpo Paulista e São Paulo (SP).

Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é um grupo internacional composto por empresas industriais e tecnológicas independentes. O Grupo gerou vendas de €29 bilhões em 60 países no ano fiscal de 2019/2020. Sob uma forte marca de referência, nossos produtos e serviços contribuem com a criação de um futuro melhor e mais sustentável. A competência e o comprometimento de nossos mais de 104 mil colaboradores ao redor do mundo são a base do nosso sucesso. Com nossa tecnologia e inovação, trabalhamos com nossos clientes para desenvolver soluções de baixo custo e consumo eficiente de recursos para os desafios futuros. Nós combinamos a orientação aos resultados com a responsabilidade empresarial e social.

Desenvolvendo negócios na América do Sul desde 1837, a thyssenkrupp emprega cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, mineração, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2019/2020 o faturamento equivalente a R﹩ 3 bilhões.

Informações para a imprensa:
Ideal H+K Strategies
Joyce Camargo
(11) 97651-7115
joyce.camargo@idealhks.com
Rafael Borges
(11) 97461-2757
rafael.borges@idealhks.com
thyssenkrupp Brasil
Margarete Storto
(11) 5105-7555

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO