Empresas do setor automotivo, como TE Connectivity Brasil, Cummins, Basf, Gerdau e Localiza conquistaram o selo Equidade BR, que reconheceu 38 empresas com as melhores práticas pelos direitos e inclusão de colaboradores LGBTI+ de diversos setores no Brasil. O reconhecimento é feito pela Human Rights Campaign (HRC) em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI.
Em sua primeira edição, o ranking foi feito a partir de uma análise abrangente das políticas inclusivas para pessoas LGBTI+ com empresas de diversos setores e tamanhos. As companhias foram avaliadas em cinco pilares principais: políticas institucionais de não discriminação, educação em diversidade LGBTI+, governança em diversidade e Inclusão, compromissos públicos e monitoramento da inclusão de colaboradores LGBTI+.
O índice é importante para conhecer o nível de progresso das empresas pela inclusão de pessoas LGBTI+ e reconhecê-las por seus esforços na criação de uma cultura corporativa inclusiva. A inclusão de pessoas LGBTI+ no setor automotivo avançou nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho.
Empresas são as melhores para profissionais LGBTI+
Ao todo, 60 empresas participaram voluntariamente da pesquisa e 63% receberem o selo por atingirem a pontuação máxima (100), por atender a todas as exigências.
Desde 2002, a Human Rights Campaign, a organização de direitos civis dos Estados Unidos aplica o índice de melhores práticas corporativas, que considera ações para a inclusão da comunidade LGBTI+. Em 2016 o reconhecimento passou a ter abrangência global, reconhecendo, inclusive, empresas da América Latina.
Confira as 38 empresas reconhecidas:
1. 3M do Brasil
2. Accenture do Brasil
3. Adidas do Brasil
4. Alcoa
5. Atento Brasil
6. Bain & Company
7. BASF
8. Becton Dickinson
9. C6 Bank
10. Carrefour Comercio e Industria
11. Chubb
12. CI&T
13. Corteva Agriscience do Brasil
14. Cummins
15. Demarest Advogados
16. Flex
17. GE do Brasil
18. Gerdau
19. J.P. Morgan
20. Kearney
21. Lexmark International do Brasil
22. Localiza
23. Mondelez
24. NielsenIQ
25. Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil
26. Oracle do Brasil Sistemas
27. Philip Morris Brasil
28. Pricewaterhousecoopers Auditores Independentes
29. Renaissance São Paulo Hotel
30. SAP
31. Symrise Aromas e Fragrâncias
32. TE Connectivity Brasil
33. Thomson Reuters
34. TozziniFreire Advogados
35. Trench Rossi Watanabe
36. Veirano Advogados
37. Via
38. Yara Brasil Fertilizantes
Fonte: Automotive Business