SUV chinês promete 1.000 km de autonomia e 8 minutos de recarga


Aion LX Plus pode atingir marca histórica para os elétricos (Victor Bianchin, AB)
SUV chinês promete 1.000 km de autonomia e 8 minutos de recarga

A montadora chinesa GAC quer ser a primeira do país a fornecer um carro elétrico com autonomia de mais de 1.000 km. O modelo que promete cumprir essa missão é o Aion LX Plus, versão SUV do LX, carro que já existe.

O veículo está nos estágios finais de aprovação pelo Ministério Chinês de Indústria e Tecnologia da Informação e deve ser lançado em breve.

Informações divulgadas pela imprensa internacional apontam que o LX Plus terá uma bateria de 144,4 kWh, densidade de energia de 205 Wh/kg e uma autonomia de 1.008 km no padrão NEDC. Vale lembrar que, entre os padrões internacionais de medição de autonomia, o NEDC é o mais antigo e menos preciso por utilizar apenas dados de testes em laboratório. Por não usar dados do mundo real, o padrão NEDC costuma apontar autonomias maiores do que as que são realmente praticáveis.

Outro ponto a ser destacado é que o LX Plus vai utilizar o mesmo pacote de baterias que o LX comum, porém com mais entrega de autonomia. Como isso é possível? Segundo a empresa, com o uso de uma nova tecnologia de esponja de silicone, que tem mais densidade de energia. Com isso, é possível reduzir o tamanho da bateria em 20% e o peso em 14%. Daí o salto de autonomia de 650 km no LX comum para os 1.008 km da versão Plus.

As versões padrão do LX também têm uma característica que deve se repetir na Plus: a recarga de até 80% da bateria em 8 minutos na versão mais parruda do carregador, a Aion 6C. A versão mais básica, a 3C, carrega 80% em 16 minutos. Mesmo com essas velocidades, a montadora garante uma vida útil das baterias que ultrapassa 1 milhão de km rodados. Mas vale dizer que, para atingir essas velocidades, é preciso uma estação de carregamento adequada, de 480 kW, e, até o momento, a montadora só instalou uma dessas estações na China.

Ainda é incerto se o Aion LX Plus vai entregar o que promete. Mas, em um mundo onde a maior marca eram os 830 km do Lucid Air, a conquista dos 1.000 km com certeza é algo que vai ser comemorado e, principalmente, chamar atenção.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO