O trânsito nas grandes cidades, aliado às condições adversas em rodovias, exige o uso frequente dos freios nos caminhões, trazendo com isso superaquecimento e consequente aceleração no desgaste dos materiais de atrito, como também de todo o sistema de freio. A forma de condução “agressiva” e as altas velocidades, assim como o excesso de carga também são fatores que contribuem para a forte concentração de calor nesses componentes.
Outra causa comum para o superaquecimento dos freios em caminhões são os trajetos em regiões montanhosas, que exigem mais intensidade do uso dos freios, principalmente quando o motorista não respeita as regras de boa condução, como usar a marcha correta ou o emprego dos recursos de redução de velocidade, como exemplo, o freio motor.
Uma vez superaquecido, também todos os componentes desse sistema de frenagem, como pastilhas, discos, lonas, tambores sofrem danos, além da perda de capacidade de frenagem no veículo.
A Fras-le, líder mundial em fabricação de componentes para materiais de fricção, atuando no mercado nacional e com forte presença no exterior, destaca os cuidados que o condutor deve adotar para evitar o superaquecimento, e orienta como fazer a correta manutenção do sistema.
Para proteger o freio do conjunto cavalo mecânico e semirreboque, segundo Ademir Menegat, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le, é importante evitar o uso abusivo do freio do implemento, desprezando a utilização dos recursos de redução de velocidade nos declives, praticar a previsibilidade na direção, respeitar a distância mínima recomentada ao veículo da frente, e observar se os componentes do sistema estejam gastos ou danificados.
Cuidados assim evitam o superaquecimento do sistema, pois sem isso, vidas são colocadas em risco, tanto do condutor do veículo, quanto dos usuários das rodovias.
No entanto, Menegat destaca que o excesso de cargas ou tráfego nas regiões urbanas, situações comuns enfrentadas pelos caminhões, também colocam os freios sempre à prova. Assim, a manutenção dos freios deve obedecer a periodicidade recomendada pelos fabricantes do sistema de freios, pois isso é fundamental para a segurança do condutor, e também para a vida útil de todo o sistema de frenagem.
Na revisão, todos os itens devem ser checados.
Uma dica importante é manter sempre a originalidade no sistema de freio, não alterando as características originais dos recursos oferecidos, como ABS, ajustadores automáticos, válvulas, e dimensionais da suspensão e freio.
Sobre a Fras-le – A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
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