Superando expectativas, comércio paulista deve fechar o ano com alta de 8%


Varejo deve faturar R$ 65,3 bilhões a mais do que o registrado em 2020. Veículos, motos, partes e peças deve encerrar com faturamento de 102,3 bilhões, 12% mais que ano passado
Superando expectativas, comércio paulista deve fechar o ano com alta de 8%
(Arte TUTU)

O comércio paulista deve crescer 8% em 2021, de acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Confirmando-se o aumento porcentual, o varejo pode atingir, em vendas, R$ 65,3 bilhões a mais do que em 2020. Dentre os setores com maiores expectativas de desempenho, estão lojas de vestuário, tecidos e calçados (19%); materiais de construção (18%); outras atividades (15%); e veículos, motos, partes e peças (12%). O crescimento dos segmentos de vestuário e veículos demonstra a reação desses setores após, em 2020, o primeiro ter registrado a maior retração da sua história (-31%) – e o outro, a segunda pior queda (-23%).

Concretizando-se a estimativa de crescimento do comércio, esta representará uma considerável expansão do movimento varejista. No entanto, o resultado se dará sob uma base frágil de comparação, já que, em 2020, o setor registrou queda de 1% (que só não foi maior em decorrência da injeção do auxílio emergencial na economia, sem o qual, o faturamento teria mostrado redução de 6% em termos anuais). Além disso, a maior parte do aumento foi obtido ao longo do primeiro semestre (14%), desacelerando nos últimos seis meses.

Por outro lado, é importante destacar que o valor do auxílio destinado pelo governo federal foi apenas uma fração do montante concedido no ano passado – mesmo assim, há projeção de crescimento do setor. O que também contribui para o resultado é o cenário de reabertura de lojas e volta da circulação da população, graças aos bons números obtidos no combate à pandemia, que elevaram o nível de confiança geral e diminuíram o quadro de fortes apreensões, as quais prevaleceram em 2020.

Para a FecomercioSP, embora o crescimento projetado supere as expectativas do início do ano, a característica mais relevante deste desempenho, quando analisados os segmentos que compõem o comércio, é a nítida reação dos setores que mais sentiram as contingências impostas para o controle da pandemia.

Confiança dos empresários
Os indicadores que compõe o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) registraram estabilidade em novembro. Entretanto, as incertezas presentes e a fragilidade da economia, principalmente pelo quadro inflacionário em curso, ainda incomodam empresários e consumidores. Apesar disso, a FecomercioSP estima que a avaliação dos três indicadores no último mês do ano deverá ser positiva comparado ao mesmo período de 2020, já que as datas comemorativas impulsionam as expectativas em relação às vendas, incentivando a intenção por novos investimentos.

Na comparação entre novembro de 2020 e 2021, o Índice de Estoque (IE) apresentou variação de 6,7%. O ICEC, de 13,6% e o Índice de Expansão do Comércio (IEC), 16,6%. No penúltimo mês do ano a proporção dos empresários que relatavam que seus estoques estavam adequados atingiu 55,6%. Para o ano de 2022, em termos de expansão dos negócios, é importante que o empresário fique atento ao problema de escassez de insumos e matérias-primas, pois, esse pode acarretar insatisfação dos clientes e perda de receitas. 

Sobre a FecomercioSP
Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Mais informações:
Assessoria de imprensa FecomercioSP
imprensa@fecomercio.net.br
Adriana Gemignani – (11) 96864-3431
Arlete Moraes – (11) 94291-8055
Vinícius Mendes – (11) 96860-1503

Siga a FecomercioSP:
Facebook – www.facebook.com/fecomercio
Instagram – www.instagram.com/fecomerciosp  
LinkedIn – www.linkedin.com/company/fecomercio
Twitter – www.twitter.com/fecomercio

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO