Stellantis e Qualcomm unem-se para impulsionar novas plataformas de veículos

Acordo de longo prazo será implantado nas 14 marcas da Stellantis, oferecendo experiências para milhões de veículos, começando com a Maserati
Stellantis e Qualcomm unem-se para impulsionar novas plataformas de veículos

PARIS, AMSTERDÃ – A Stellantis N.V. e Qualcomm Technologies, Inc. anunciaram uma cooperação tecnológica de longo prazo para utilizar os mais recentes avanços do Chassi Digital Snapdragon® para oferecer experiências inteligentes, personalizáveis e imersivas para milhões de veículos nas 14 marcas automotivas icônicas da Stellantis, a partir de 2024. Aproveitando as plataformas de Cockpit Snapdragon® e os recursos 5G para sistemas telemáticos, a Stellantis terá a capacidade de atender às crescentes expectativas dos clientes por experiências personalizadas e de última geração, que são atualizáveis continuamente.

Este acordo facilitará o plano da Stellantis de mesclar todos os domínios de software em Computadores de Alto Desempenho, aproveitando as Plataformas Automotivas Snapdragon de alto desempenho e baixo consumo em todas as principais gamas de veículos, além de contribuir para proteger a cadeia de suprimentos da Stellantis em componentes estratégicos.

“Nossa cooperação tecnológica com a Qualcomm Technologies é outro exemplo de como estamos identificando líderes do setor para trabalhar ao lado de nossas apaixonadas e talentosas equipes internas à medida que transformamos os veículos por meio de uma abordagem definida por software. Isso acabará por atender melhor às necessidades do estilo de vida de nossos clientes por meio de funcionalidades seguras, personalizadas e integralmente conectadas”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.  “A ampla experiência da Qualcomm Technologies no setor automotivo e alcance como líder em semicondutores nos permitirá integrar verticalmente os principais elementos das novas plataformas, e gerenciar mais de perto toda a cadeia de suprimentos de eletrônicos para garantir o acesso às melhores tecnologias, garantir o cumprimento do volume potencial da Stellantis e alcançar nossa ambição Dare Forward 2030.”

“A Qualcomm Technologies tem a honra de expandir nosso trabalho com a Stellantis para redefinir veículos no século 21, trazendo soluções de Chassi Digital Snapdragon para o cockpit digital para seus futuros veículos”, disse Cristiano Amon, Presidente e CEO da Qualcomm Incorporated. “Ao criar plataformas automotivas abertas, escaláveis e abrangentes que englobam semicondutores, sistemas, software e serviços, estamos capacitando a Stellantis, bem como o ecossistema automotivo mais amplo, a liderar a transformação para a era digital dos automóveis.”

Levando a relação motorista-veículo para o próximo nível, a Stellantis usará as Plataformas de Cockpit Snapdragon de próxima geração para alimentar os sistemas de comunicação e infoentretenimento no carro para o STLA SmartCockpit, que está sendo elaborado e projetado em conjunto com a Amazon e a Foxconn. As Plataformas de Cockpit Snapdragon não são apenas projetadas para fornecer gráficos de alta definição para consoles de cockpit controlado por voz e toque, mas também para oferecer uma experiência totalmente imersiva na cabine, permitindo áudio premium e comunicações de voz cristalinas em toda a cabine do veículo.

As Plataformas de Cockpit Snapdragon também serão usadas para aprimorar o STLA Brain, trazendo um novo nível de inteligência digital para conveniência e segurança, e ajudando a aprimorar os recursos de assistente pessoal no veículo com recursos de inteligência artificial (IA) altamente intuitivos, que incluem:

•            Atualizações over-the-air (OTA) que permitirão que o veículo evolua e melhore naturalmente ao longo do tempo, sendo constantemente atualizado e aprimorado, bem como recursos sob demanda e atualizações instantâneas do veículo, como potência adicional ou modos de direção

•            Experiências personalizadas, aproveitando a IA para se adaptar a uma ampla variedade de preferências do cliente

•            Experiências de usuário aprimoradas, graças à comunicação mais rápida com recursos conectados e maior poder de computação para suportar futuras atualizações

•            Novos serviços e soluções empolgantes e contínuos

•            Experiências sempre conectadas

•            Experiências de propriedade aprimoradas com diagnósticos e reparos concluídos pelo ar para todos os principais sistemas de veículos 

A primeira aplicação será na marca Maserati para alimentar a próxima geração do sistema de infoentretenimento Stellantis.

Sobre a Stellantis

A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.

Sobre a Qualcomm

A Qualcomm é líder mundial em inovação em tecnologia sem fio e a força motriz por trás do desenvolvimento, lançamento e expansão do 5G. A revolução móvel nasceu quando conectamos o telefone à internet. Hoje, nossas tecnologias fundamentais habilitam o ecossistema móvel e são encontradas em todos os smartphones 3G, 4G e 5G. Trazemos os benefícios da mobilidade para novos setores, incluindo automotivo, internet das coisas e computação, e estamos liderando o caminho para um mundo onde tudo e todos podem se comunicar e interagir perfeitamente.

A Qualcomm Incorporated inclui nosso negócio de licenciamento, QTL, e a grande maioria de nosso portfólio de patentes. A Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da Qualcomm Incorporated, opera, juntamente com suas subsidiárias, basicamente todas as funções de engenharia, pesquisa e desenvolvimento e todos os negócios de produtos e serviços, incluindo negócios de semicondutores QCT.

Para mais informações
Marcus Brier
+55 11 99624 6879
marcus.brier@stellantis.com
Roberto Baraldi
+55 31 99242 7473
roberto.baraldi@stellantis.com
www.stellantis.com

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO