Por Vitor Matsubara
O Citroën Ami será comercializado no Brasil. O pequenino veículo vinha participando de diversos eventos ligados à mobilidade nos últimos meses, mas seu lançamento não havia sido confirmado pela Stellantis.
Chamado pela marca de “solução de mobilidade”, o Ami foi lançado na França em 2020. Por lá, inclusive, o modelo pode ser dirigido por jovens de 14 anos, mesmo sem carteira de habilitação – em outros países da Europa, motoristas com 16 anos estão autorizados a assumir o volante.
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A venda do Ami era um sonho antigo da Stellantis. Há alguns meses, Antonio Filosa, CEO da empresa na América do Sul, usou o pequenino Citroën como exemplo para defender a criação de uma nova categoria de veículos de entrada.
Ami é feito para a cidade e roda até 80 km

Com apenas 485 quilos, o Ami tem uma bateria de 5,5 kWh que entrega autonomia de até 80 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP. A recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220 volts e leva apenas três horas para ser concluída. O cabo de recarga fica no próprio carro, como se fosse um eletrodoméstico.
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O projeto é equipado com um motor de 6 kW, que é suficiente para entregar 8 cv e levá-lo aos 45 km/h. Uma de suas principais vantagens é acessar locais onde automóveis e outros veículos convencionais não podem ou não conseguem circular.
O Ami tem uma lista de equipamentos de série bastante modesta. Não há ar-condicionado, direção elétrica nem central multimídia. O acabamento tem bastante plástico e as portas se abrem em sentidos opostos por serem a mesma peça – o que muda é apenas o ponto de fixação de cada uma delas.