Squad, carrinho solar que não precisa de habilitação, chega em 2023

Pelo preço de R$ 33 mil, modelo tem baterias intercambiáveis e pode ser carregado em tomada comum (Por Victor Bianchin, AB)
Squad, carrinho solar que não precisa de habilitação, chega em 2023

Em julho do ano passado, Mobility Now mostrou o Squad, um carrinho elétrico criado pela startup holandesa de mesmo nome, que é movido a energia solar e não precisa de carteira de habilitação para ser dirigido. Agora, a empresa divulgou novas imagens com o design final do carro, além do preço do veículo (o equivalente a R$ 33 mil), que deve começar a ser entregue no final de 2023.

Na Europa, o Squad foi classificado como um carro de categoria L6, a mesma em que se encaixam os carros de golfe e os carrinhos de mobilidade para PCDs. Por isso, o carrinho solar não precisa de carteira de habilitação e pode ser guiado por pessoas com 16 anos de idade para cima (e até 14 em alguns países).

Luz natural ajuda na autonomia

Ele é tracionado por dois motores de 2 kW localizados nas rodas traseiras, os quais são abastecidos por quatro baterias de íon-lítio de 1,6 kW. Essas baterias são intercambiáveis, ou seja, podem ser retiradas pelo usuário e trocadas por uma carregada que é encaixada no lugar, modelo semelhante ao da Gogoro. Atinge 45 km/h de velocidade máxima e, com as quatro baterias em uso, o carrinho solar promete 100 km de autonomia. 

As baterias podem ser recarregadas com cabo em uma tomada comum de 220V ou nas estações de troca, mas o teto solar do Squad também provê uma carga de 20 km de autonomia por dia. Isso no verão europeu – nos dias mais encobertos, o aproveitamento vai ser menor, é claro.

Carrinho solar ocupa bem menos espaço

Ele tem capacidade para dois passageiros e espaço para carga de 68 litros. Como ocupa apenas 2,4 m2 de área, é possível estacionar três Squads na vaga de um único carro tradicional, segundo a fabricante. As portas são removíveis e a carroceria é projetada para segurança em casos de acidente.

Além de ser vendido individualmente, o carro também será fornecido para aluguel sob demanda (car sharing) por meio de app. Embora a companhia tenha divulgado imagens de uma “Squad Battery Wall”, não ficou claro se haverá pontos de intercâmbio de baterias espalhados pelas cidades em que o serviço ficará disponível.

O carro entrou oficialmente em pré-venda por 6.250 euros (cerca de R$ 33 mil) na versão mais barata. Há também as versões Pioneer (7.050 euros, cerca de R$ 37 mil) e Signature (9.300 euros, aproximadamente R$ 49 mil).

A produção começa no ano que vem e as entregas devem se iniciar pelos Países Baixos e se estender depois para o resto da Europa. Embora o carro vá ser vendido para territórios fora do continente, ainda não há previsão de entrega para esses mercados.

Fonte: Automotive Business

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