“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

SP realiza operação no setor de peças e acessórios automotivos

Equipes de fiscalização realizam diligências contra indícios de apropriação irregular de créditos por empresas das cidades de Salto, Indaiatuba, São Pedro e Cabreúva. Volume de créditos de ICMS com indícios de terem sido apropriados de forma irregular atinge a cifra aproximada de R$ 46 milhões nos últimos quatro anos e meio

03/10/2025

Foram destacados 30 auditores fiscais da Receita Estadual para as diligências em quatro contribuintes

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) deflagrou na quarta-feira, 1º de outubro, a Operação Teile, que tem como objetivo recuperar o crédito tributário, proveniente de transações com indícios de simulação, por empresas que atuam na fabricação e comercialização de peças e acessórios para veículos automotores.

Foram destacados 30 auditores fiscais da Receita Estadual para as diligências em quatro contribuintes das cidades de Salto, Indaiatuba, São Pedro e Cabreúva.

A irregularidade apurada consiste na utilização de empresas, devedoras contumazes localizadas no Estado, com objetivo de elidir o ônus tributário do real contribuinte, para blindar e favorecer as empresas investigadas.

O volume total de créditos de ICMS com indícios de terem sido apropriados de forma irregular atinge a cifra aproximada de R$ 46 milhões nos últimos quatro anos e meio, cujo valor segue em crescimento, haja vista que a prática reiterada e continuada das infrações. 

Em vista da atualidade da fraude e relevância dos valores envolvidos, a Operação Teile tem por finalidades adicionais fazer cessar a lesão fiscal em andamento, bem como influenciar os demais atores deste ramo econômico a seguir o caminho da conformidade fiscal.

Fonte: AgênciaSP – Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

Informes