A escassez global de chips semicondutores foi a kryptonita da indústria automotiva durante a maior parte de 2021 e 2022. Mas a crise agora está desaparecendo, mostram dados da S&P Global.
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A escassez de chips custou à indústria a produção de cerca de 9,5 milhões de veículos leves em 2021, segundo estimativas da consultoria, e outros 3 milhões em 2022.
No primeiro semestre de 2023, os cortes caíram para cerca de 524 mil veículos. A oferta continua restrita, mas as montadoras conseguiram adaptar os cronogramas de produção, informou a S&P Global.
Sam Fiorani, vice-presidente da AutoForecast Solutions (AFS), disse que o fornecimento de chips melhorou, mas alertou que pode ser difícil medir exatamente como a escassez ainda está impactando a produção.
“Estamos observando uma produção desacelerada globalmente por vários motivos e é muito fácil esconder o problema dos semicondutores com todos os outros problemas”, disse Fiorani.
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“De qualquer forma, os fabricantes perceberam que tinham um problema e encontraram maneiras de contorná-lo”, contou o presidente da AFS para o site Automotive News.
Fonte: Automotive Business