Sincopeças-SP recomenda economia de água por parte das empresas

Sincopeças-SP recomenda economia de água por parte das empresas

Após alerta hídrico do Sistema Nacional de Meteorologia, empresários do comércio precisam preservar este precioso recurso

Diante da possibilidade de uma emergência hídrica, a FecomercioSP – entidade empresarial líder do sistema sindical de comércio de bens, de serviços e de turismo paulista, com apoio do Sincopeças-SP – recomenda que as empresas economizem água potável por meio de adoção de medidas de uso racional e práticas para aproveitamento de água de chuva, água de reúso (compra ou tratamento local) e água subterrânea.

A situação exige atenção porque o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu pela primeira vez uma nota com alerta de emergência hídrica, no último dia 27 de maio, associado à escassez de chuva para a região hidrográfica da Bacia do Paraná que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná para o período de junho a setembro de 2021.

Leia mais sobre sustentabilidade
“Viva a Mata! 2021”: FecomercioSP apoia conciliação do desenvolvimento econômico com o uso sustentável de recursos naturais
FecomercioSP sugere melhorias em PL paulistano de coleta seletiva do lixo
FecomercioSP pede prorrogação de medidas relacionadas aos serviços de água e esgoto

Embora não haja sinalização de crise na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), os mananciais usados para o abastecimento de água desta área estão em média com cerca de 54% da capacidade. Além disso, em outras regiões do Estado, como em municípios do Noroeste e Nordeste paulista.

Energia elétrica
A seca também pode levar o País a enfrentar risco de desabastecimento de eletricidade. A possibilidade de um racionamento ainda é baixa, mas a conta de eletricidade ficará mais cara nos próximos meses. Inclusive, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adotou a bandeira tarifária vermelha de patamar 2 para o mês de junho, com custo adicional de R$ 6,243 para cada 100 quilowatt-hora  consumidos.

Desta forma, a FecomercioSP adverte as empresas para economizar energia, por meio de algumas medidas elencadas a seguir.

-Ar-condicionado: não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado, manter os filtros limpos, diminuir ao máximo o tempo de uso do aparelho e instalar cortinas nas janelas que recebem sol direto.

-Iluminação: preferir a iluminação natural ou lâmpadas econômicas, apagar a luz ao sair de um cômodo ou instalar sensores de presença e pintar o ambiente com cores claras.

-Aparelhos em stand-by: retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

– Optar pela tarifa branca, que é mais barata fora dos horários de pico.

Fonte: FecomercioSP (https://www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-recomenda-economia-de-agua-por-parte-das-empresas-apos-alerta-hidrico-do-sistema-nacional-de-meteorologia)

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO