Categories • Gerenciais

Sincopeças-SP coroa as celebrações de 80 anos com publicação de livro comemorativo

Uma trajetória de empreendedorismo e perseverança

Caros Leitores, começa aqui uma grande história de empreendedorismo, perseverança e paixão por automóveis, seus componentes e o negócio de comercializá-los. Uma história que percorreu oito décadas de esforços e lutas para organizar, representar e desenvolver o comércio de peças e acessórios para veículos em todo Estado de São Paulo. Contar a história do SINCOPEÇAS-SP é contextualizar o desenvolvimento e modernização do segmento varejista de autopeças e as tantas e tamanhas conquistas alcançadas junto às esferas pública e privada, preservando a relevância de seu papel em prol de uma sociedade melhor, mais justa e com mais oportunidades.

Há 80 anos o SINCOPEÇAS-SP atua como entidade representativa de 37.500 lojas de peças e acessórios para veículos no Estado de São Paulo, 80% delas EPPs – Empresas de Pequeno Porte que empregam diretamente 180 mil colaboradores. É filiado à FecomercioSP – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, que congrega 136 sindicatos ligados ao comércio e serviços da Capital e do Interior.

Sua história formaliza-se, oficialmente, no ano de 1941, mas começa três anos antes, em 1938, quando um grupo de empresários paulistas resolveu criar uma entidade que representasse os interesses da categoria e estimulasse o desenvolvimento do setor, e assim foi feito. Cerca de 20 comerciantes autônomos de automóveis reuniram-se em uma sobreloja da rua José Bonifácio, no centro da Capital paulista, com a ideia de criar um sindicato para o setor varejista. Nascia aí o Sindicato dos Comerciantes de Automóveis e Accessórios de São Paulo (Accessórios com dois “c”, conforme a grafia da época), com atuação na cidade de São Paulo.

Em 15 de maio de 1941, o governo Vargas reconheceu oficialmente a entidade e, em 1948, recebeu a denominação Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Accessórios do Estado de São Paulo e conquistou a expansão de sua base territorial. Em 1974 obteve nova mudança de nome, passando a se chamar Sindicato do Comércio Varejista de Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo. Cinco anos mais tarde, em 1979, recebeu sua denominação definitiva de Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo – SINCOPEÇAS-SP.

Ao longo desses anos, seguindo a linha mestra traçada por aqueles homens de visão, o SINCOPEÇAS-SP tem participado ativamente da vida do segmento varejista de autopeças, ajudando a promover o aperfeiçoamento operacional, a defesa e a coordenação de interesses econômicos e profissionais de seus representados, contemplando a defesa do comércio independente de autopeças, pois dele dependem os consumidores de todas as regiões brasileiras, mesmo as mais afastadas. Todos os varejistas do setor têm seus interesses amparados pelo Sincopeças, desde pequenos lojistas estabelecidos nas pequeninas cidades do Interior até o grande comércio de componentes em funcionamento nos grandes centros urbanos.

Apreciem essa rica e encorajante história, protagonizada por visionários empreendedores que construíram, consolidaram e muito orgulham o setor automotivo brasileiro.

Informações
Imprensa Sincopeças-SP
Robson Breviglieri
Jornalista – MTb. 13084/SP
11 99779 1091
imprensa@sincopecas.org.br

You May Also Like