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Sete em cada 10 brasileiros não conhecem serviço de carro por assinatura

Os serviços de carros por assinatura são uma nova modalidade de aluguel de carro, com contratos que podem chegar a 48 meses. É um tipo de serviço que tem crescido no país, mas ainda desconhecido pela maior parte da população brasileira. Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, constatou que 32% conhecem esse sistema de carro por assinatura, ao menos de ouvir falar. A maioria, no entanto, ainda desconhece: 68%.

Considerando a parcela da população que conhece esse serviço, apenas 14% já utilizou ou utiliza esse tipo de serviço, ante 86% que, apesar de conhecer, ainda não optou por assinar um carro.

Entre os usuários do serviço de carro por assinatura, a vantagem mais citada foi o preço e o benefício financeiro, mencionado por 34%. A segunda vantagem mais citada foi o não pagamento de seguro (31%). Em seguida, apareceram a despreocupação com despesas de manutenção (29%); a percepção de que é mais acessível contratar do que comprar (26%). A depreciação do carro, isto é, a perda de valor ao longo do tempo, foi lembrada por 26%, além da despreocupação com o pagamento de impostos (17%), da possibilidade de trocar o carro com frequência (14%). Para 14%, essa é a melhor forma de ter um carro (14%).

“A comodidade oferecida por esse serviço tem um custo, que pode ser compensado pelo benefício de não ter preocupações e pode ser vantajoso para quem opta por trocar o carro com frequência, incorrendo várias vezes nos mesmos custos de transação”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Entre os assinantes de carros, nota média atribuída ao serviço foi de 7,9

Considerando uma escala de zero a 10, em que zero significa nada satisfeito e 10 significa muito satisfeito, os usuários desse tipo de serviço avaliaram de forma satisfatória a assinatura de carros. A nota média foi de 7,9, sendo que 40% atribuíram uma nota entre 9 e 10, 37% atribuíram uma nota entre 7 e 8, e 23% atribuíram uma nota entre 0 e 6.

Os contratantes também atribuíram uma nota para a chance de recomendarem a assinatura de carro a algum amigo ou parente. Confirmando a satisfação com o serviço, a nota média foi de 8,1, sendo que 43% atribuíram nota entre 9 e 10 e 40% atribuíram nota entre 7 e 8.

Para aqueles que conhecem os carros por assinatura, mas não utilizam esse serviço, 47% afirmaram que preferem ter um carro próprio. Para 37%, a opção de contratar um carro por assinatura não se mostra financeiramente viável. Além desses, 18% não consideram o serviço confiável e 15% acham que há poucas opções no mercado.

Apesar dessas desvantagens, 37% considerariam utilizar um carro por assinatura no futuro, ante 54% que não chegam nem a considerar; 9% afirmaram não saber se utilizariam o serviço.

“Embora o serviço seja pouco conhecido e usado, a pesquisa mostra que existe um nicho bem satisfeito com o serviço. Também há disposição entre uma parcela dos que não utilizam esse serviço para, eventualmente, utilizar”, afirma Costa.

METODOLOGIA

  • Público-alvo: Pessoas residentes em todas as capitais do país, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos).
  • Método de coleta: Coleta exclusivamente feita via F2F; questionário com 71 questões.
  • Amostra: 800
  • Margem de erro: 3,5 p.p.
  • Confiança: 95%
  • Data de coleta: Estudo realizado entre os dias 25 de fevereiro e 18 de março/2022

SOBRE O PORTA VOZ
DANIEL SAKAMOTO: Mestre em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Direito (IESB) e Relações Internacionais (Universidade Católica de Brasília) com especialização em Gerenciamento de Projetos (University of California) e certificação PMP®️ – Project Manager Professional. Atualmente exerce a função de Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

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