Sete dicas da ANIP para pegar a estrada com segurança


Desgaste dos pneus e níveis do fluido do radiador e do óleo do motor precisam de revisão antes da viagem 
Sete dicas da ANIP para pegar a estrada com segurança

O feriado prolongado está chegando e muitas pessoas pretendem viajar para aproveitar os dias de folga. Porém, antes de pegar a estrada, é necessário verificar as condições dos principais itens do veículo como o desgaste do conjunto de pneus e os níveis do fluido do radiador e do óleo do motor. Para auxiliar nessa revisão, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) elencou sete dicas essenciais para garantir um passeio seguro nas rodovias de todo o país.   

Confira 7 dicas para viajar com segurança:

1 – Desgaste dos pneus: verifique as condições de uso dos pneus por meio do indicador de desgaste TWI, saliência de borracha localizada na banda de rodagem do produto. Lembre-se de sempre calibrar os pneus antes de viajar, incluindo o estepe.

2 – Fluido do radiador: é o líquidoresponsável por ajudar o equilíbrio da temperatura do motor. O recomendado é preencher o recipiente com a quantidade necessária de fluido até o nível indicado com o veículo frio, antes da viagem.

3 – Óleo do motor: além de observar se o óleo está no nível indicado, é importante levar em conta que ele deve ter uma cor clara e a consistência fluida. Se estiver escuro e gelatinoso, é necessária a substituição.

4 – Limpador do para-brisa: muito utilizado em dias de chuva, o equipamento é fundamental para garantir a boa visibilidade da pista. Antes de viajar é necessário checar se o item está em boas condições. Caso contrário, substitua-o.

5 – Sinalização e iluminação: confira todas as luzes do veículo antes de sair de casa. Faróis, lanternas, luz da placa, seta e luzes de freios devem estar em perfeito funcionamento. Caso encontre alguma anormalidade, procure um serviço especializado para reparo do problema.

6 – Uso do cinto de segurança: para garantir uma viagem segura, todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança, incluindo quem estiver no banco traseiro.

7 – Planejamento: planeje a viagem com antecedência, se alimente e descanse bem antes de pegar a estrada.

Sobre a ANIP  

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 22 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 29,5 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 848,8 mil pessoas de forma indireta.  

 A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.050 pontos de coleta distribuídos por todo o país.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO