São Paulo concentra 29% dos veículos em circulação


Aumento da participação da frota parece exprimir o resultado de políticas tributárias e tarifárias que objetivam incentivar o emplacamento
São Paulo concentra 29% dos veículos em circulação

Os estados de São Paulo (29,1%), Minas Gerais (13,4%), Paraná (7,6%), Rio de Janeiro (7,2%) e Rio Grande do Sul (6,5%) abrigam em seus territórios 64% de todos os veículos em circulação no Brasil. Os 36% restantes se encontram distribuídos por 22 unidades da Federação, com participações que variam de 5,5% (Santa Catarina) a 0,19% (Roraima).

“O aumento da participação da frota habilitada em Minas Gerais e em outros estados parece exprimir o resultado de políticas tributárias e tarifárias que objetivam incentivar o emplacamento nessas regiões. No caso da frota mineira, a participação subiu de 12,9% no ano anterior para 13,4% em 2021, sendo que em 2015 encontrava-se em 10,4%. Movimento congênere passou a ser notado em período recente com a decisão de alguns Estados de excluir os fabricantes de autopeças do regime de substituição tributária do ICMS. Santa Catarina, Espírito Santo e Minas Gerais já aderiram a essa prática”, justifica o Relatório divulgado pelo Sindipeças.

Fonte: Novo Varejo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO