Saiba o momento certo de trocar a bateria


Com os modelos cada vez mais tecnológicos, baterias sem condições de uso podem causar muitos transtornos
Saiba o momento certo de trocar a bateria
A manutenção da bateria garante o perfeito funcionamento do veículo

A indústria automobilística tem passado por uma evolução significativa nos últimos tempos, incorporando aos modelos uma variedade de sistemas eletrônicos para melhorar o desempenho, a segurança e a conveniência para os motoristas e passageiros dos veículos. Unidades de Controle Eletrônico – ECU’s, sistemas que integram funções de entretenimento, comunicação e navegação, de assistência ao motorista e de segurança são apenas algumas das funcionalidades atuais que dependem de um sistema de alimentação elétrica para funcionar, ou seja, a bateria.

A principal função da bateria veicular é fornecer energia elétrica para iniciar o motor do veículo. Quando você gira a chave de ignição, a bateria envia uma corrente elétrica de alta potência para o motor de partida, que aciona o motor do veículo. Com isso, a preocupação com a boa condição da bateria, tem se tornado cada vez mais necessária.

Os veículos automotores começaram a utilizar baterias para alimentar seus sistemas elétricos a partir do final do século XIX, pois antes disso, os carros eram principalmente movidos por motores a vapor ou motores de combustão interna, que utilizavam manivela para iniciar o processo de ignição. Em 1959, Gaston Planté inventou a bateria recarregável de chumbo-ácido, que era capaz de fornecer energia elétrica para alimentar sistemas como a ignição, faróis e buzinas.

No entanto, foi somente no início do século XX que os veículos começaram a adotar amplamente o uso de baterias. Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de conjuntos elétricos mais complexos, como os sistemas de partida elétrica, iluminação e sistemas de ignição por centelha, as baterias se tornaram uma parte essencial dos veículos. De lá pra cá, houve avanços significativos nas tecnologias, com o surgimento de baterias de diferentes tipos, como os modelos de íons de lítio e de níquel-cádmio, o que têm melhorado a eficiência energética, a capacidade de armazenamento de energia e a vida útil.

A manutenção das baterias é de extrema importância por várias razões, e podem influenciar no correto desempenho do veículo e no funcionamento de itens de segurança, pois além de fornecer energia para motor de partida, elas também são responsáveis por alimentar os sistemas elétricos, como ignição, luzes, rádio, e nos modelos mais novos, supre com energia o compressor do sistema de ar-condicionado. Falha de bateria é uma das principais causas de veículos que não ligam, por isso, fazer a manutenção adequada ajuda a evitar contratempos inesperados e inconvenientes, principalmente em situações críticas ou de emergência.

A frequência com que é necessário trocar a bateria do carro pode variar, dependendo de vários fatores, como a qualidade da bateria utilizada, as condições climáticas e a manutenção adequada no sistema elétrico do veículo (evitar fuga de corrente). No entanto, existem alguns sinais comuns que indicam que é hora de trocar a bateria, como dificuldade na partida do motor, luz de advertência no painel, tempo de uso, corrosão ou danos visíveis, dificuldade em manter a carga, entre outros.

A manutenção adequada, incluindo a limpeza e ajuste das folgas nos terminais da bateria, verificação regular da carga e da voltagem, é essencial para garantir o funcionamento adequado e prolongar a vida útil da bateria, economizar custos evitando substituições prematuras, e garantir a segurança do veículo e de seus ocupantes.

É importante ressaltar que as baterias de veículos têm uma capacidade limitada e podem se descarregar ao longo do tempo, especialmente se não forem usadas por um período prolongado. Além disso, fatores como temperatura extremamente baixa ou alta podem afetar o desempenho da bateria. Recomenda-se seguir as orientações do fabricante do veículo e realizar a manutenção de acordo com as recomendações específicas para o tipo de bateria utilizada no veículo.

Segundo Lucas Derick, Analista de Processo e Garantia da DPaschoal, muitas vezes os motoristas se esquecem de dar a atenção adequada à bateria, o que pode ocasionar falhas em diversos sistemas elétricos dos veículos. “Precisamos estar sempre atentos a alguns sinais que o carro nos dá, como dificuldade na partida e alertas no painel, que nos mostram que está na hora de fazer a manutenção ou a substituição da bateria. Atualmente os modelos dependem do conjunto elétrico para o correto funcionamento de vários sistemas, desde a iluminação, até componentes de segurança. Não podemos afirmar um período exato para a troca da bateria, pois existem vários fatores que implicam em sua vida útil, mas é de extrema importância estarmos sempre atentos”, sinalizou Lucas Derick.

A DPaschoal, possui 123 lojas instaladas em oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas no sistema de alimentação elétrica dos veículos e a mais completa linha de baterias.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 123 lojas em oito estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK – especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.

Saiba mais: Link

Informações
Alfapress Comunicações
Ricardo Campanini (11) 9.9840-8109
ricardo.campanini@alfapress.com.br 

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO