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Saiba como foi o teste das lâmpadas automotivas no Ipem

06/07/2021


Seis marcas/modelos no mercado de reposição foram reprovadas na Operação Foco

Atendendo denúncia de irregularidades no segmento de reposição de lâmpadas automotivas, protocolada pelo Sindipeças, o Ipem-SP, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, realizou minucioso trabalho de coleta e ensaios de lâmpadas automotivas na reposição, de acordo com os requisitos da Portaria Inmetro 301/2011, que aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos. Durante a chamada Operação Foco foram encontradas seis marcas de lâmpadas automotivas em desacordo com os parâmetros de qualidade exigidos pela normatização e regulamentação do Inmetro.

Para a fiscalização foram coletadas lâmpadas automotivas de 20 marcas comerciais no estado de São Paulo, no período de 2019 a 2020, em fabricantes, distribuidores e varejistas, nas cidades de Cotia, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo.

O diretor do Centro de Fiscalização da Conformidade de Serviços do Ipem-SP, Harisson Mattos Ferraz, explicou que o material foi coletado independentemente se havia denúncia ou suspeita sobre a qualidade dos produtos, nas categorias H4 e H7, as mais utilizadas em automóveis, perfazendo ao todo 37 modelos, sendo 18 modelos H4 e 19 modelos H7. “Esse tipo de operação continua de maneira permanente pelos fiscais do Ipem-SP ao coletar produtos para ensaios”, afirmou.

Foram coletadas as seguintes marcas: Alper, Avionix, Daylux, Eagleye, Excelite, Gauss, GE, Gerlux, HBL, Hella, Magneti Marelli, Multilaser, Osram, Philips, Shocklight, Skyway, Tehc One, Teslla, Veloxparts e Wurth. A amostra constituiu-se de 60 lâmpadas de cada modelo, sendo já 20 encaminhadas para ensaio em laboratório e outras 40 armazenadas para ensaios posteriores se necessário. Algumas lâmpadas são embaladas e comercializadas individualmente e outras em pares.

As amostras foram encaminhadas para laboratório acreditado junto ao Inmetro, para ensaios de acordo com os requisitos da Portaria Inmetro 301/2011, que aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos, e das normas NBR IEC 60809-1997 – Lâmpadas de filamento para veículos automotivos – Requisitos dimensionais, elétricos e luminosos e IEC 60809-2017 – Lamps for road vehicles – Dimensional, electrical and luminous requirements.

Veja a seguir como foram feitos os ensaios e que marcas foram aprovadas ou reprovadas.

Ensaio dimensional: foram realizadas medições do bulbo e da base das lâmpadas. A importância das medidas corretas está tanto no acoplamento correto ao veículo quanto na qualidade da iluminação. Os faróis possuem uma geometria desenvolvida a fim de espalhar ou direcionar o facho luminoso para uma melhor eficiência de iluminação e quando a lâmpada não atende aos requisitos dimensionais o facho luminoso pode ser disperso ou não direcionado para onde o motorista precisa.

Ensaio elétrico: as lâmpadas reprovadas no ensaio elétrico apresentam um consumo maior que o especificado, exigindo mais da bateria e fiação elétrica, projetadas para o especificado. Em casos extremos podem ser ocasionados danos à instalação elétrica e incêndio do veículo. As lâmpadas, devido à sua utilização, foram ensaiadas tanto no facho alto como no facho baixo.

Ensaio fotométrico: o ensaio fotométrico mede o fluxo luminoso das lâmpadas automotivas. As lâmpadas com baixo fluxo luminoso, como no caso das reprovações encontradas, apresentam iluminação inadequada, resultando em diminuição do campo e distância de visão, podendo ocasionar acidentes em vias.

Em nenhuma lâmpada foi constatado fluxo luminoso acima do estabelecido ou irregular, em função de sua geometria, situações que podem ofuscar a visão dos condutores em sentido contrário e igualmente aumentar o potencial de acidentes. As lâmpadas devido à sua utilização, foram ensaiadas tanto no facho alto como no facho baixo.

Segundo o Ipem, destacaram-se positivamente as marcas e modelos que não tiveram nenhuma reprovação na amostra ensaiada de 20 lâmpadas:

Excelite H4
Excelite H7
Gauss H4
Gauss h7
GE H4
Gerlux H4
HBL H4
Hella H4
Magneti Marelli H4
Magneti Marelli H7
Osram H4
Osram H7
Philips H7
Skyway H4
Teslla H4
Teslla H7
Wurth H7

Chamaram a atenção as marcas/modelos que tiveram reprovação em todas as lâmpadas ensaiadas que compunham a amostra:

Alper H7
Multilaser H7
Tech One H4
Tech One H7
Velox Parts H4
Velox Parts H7

Os fabricantes ou importadores responsáveis pelos produtos com irregulares nos ensaios foram autuados pelo Ipem-SP e serão notificados e penalizados pela irregularidade, que podem ser de advertência, em casos mais leves, ou multa de acordo com a gravidade e incidência da irregularidade.

Para outras informações, envie mensagem para comitestecnicos@sindipecas.org.br.

Fonte: Automotive Business

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