Saiba como a presença digital pode ampliar as vendas do pequeno negócio

Levantamento feito pelo Sebrae e FGV apontou que 71% das micro e pequenas empresas utilizam canais digitais para vender
Saiba como a presença digital pode ampliar as vendas do pequeno negócio
Nos dias 26, 27 e 28 de julho, o Sebrae realizará a série de lives “Seu negócio no digital”, com acesso 100% on-line e gratuito

Com a pandemia da Covid-19, a comercialização on-line de serviços e produtos foi acelerada e hoje é difícil encontrar alguém que não tenha experimentado alguma ferramenta digital no seu dia a dia, como um aplicativo de transporte de refeições, ou participado de uma reunião de trabalho virtualmente. A transformação digital já é uma realidade e os donos de pequenos negócios podem e devem fazer parte desse mundo.

Levantamento feito pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre fim de abril e início de maio deste ano, apontou que em média 71% das micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), utilizam canais digitais como redes sociais, aplicativos ou internet para vender. Os dados fazem parte da 14ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios.

Muitos empreendedores ainda acham que as possibilidades do mundo digital são restritas a grandes empresas ou demandam altos investimentos. Ao contrário do que alguns pensam, a presença digital tornou-se fundamental para as empresas de todos os portes e segmentos.

Para aqueles que ainda estão inseguros sobre como aproveitar as oportunidades do ambiente digital, ou consideram que sua empresa é mais tradicional ou conversadora, o Sebrae recomenda uma mudança cultural do negócio, sem a qual nada acontece. Para garantir o sucesso dessa jornada é necessário “virar a chave”, ou seja, pensar em inovação e transformação digital dentro do seu empreendimento.

Avalie o que funciona e o que não funciona e pesquise o que pode ser melhorado. Um bom atalho é estudar o que os concorrentes e o mercado em geral estão fazendo. Além disso, permita que outras pessoas dentro do negócio, como seus colaboradores, opinem sobre o tema, criando um ambiente para compartilhamento de insights inovadores.

Um terceiro passo é conhecer muito bem o seu cliente, o que ele faz, pensa, valoriza e como se comunica. Para isso, utilize da sua experiência para reunir essas informações ou escolha um software à disposição no mercado para contato com o cliente. Nas redes sociais, o uso de enquetes também pode auxiliar nesta tarefa. Lembre-se que a jornada do consumidor está cada vez mais digital, seja pesquisando ou realizando a compra.

A partir dessas análises é possível traçar um pequeno roteiro que levará o seu negócio a encontrar as melhores soluções para percorrer o caminho da transformação digital. Confira abaixo os próximos passos:

  1. Defina quais são as inovações necessárias – em tecnologia, marketing, processos etc.
  2. Escolha as melhores ferramentas a serem utilizadas.
  3. Organize um cronograma de implantação adequado a seu fluxo de caixa.
  4. Avalie os resultados das modificações implementadas.
  5. Corrija os erros e comece todo o processo novamente.

O Mercado Digital é para você, empreendedor (a)!

Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28, o Sebrae realiza a série de lives “Seu negócio no digital”, com acesso 100% on-line e gratuito. Serão três dias de muito conteúdo sobre como utilizar ferramentas do marketing digital para alavancar o seu negócio na internet, ampliando o seu alcance e atingindo o público certo.

Confira:

  • 26 de julho (terça-feira) – Use Facebook e Instagram para gerar reconhecimento do seu negócio.
  • 27 de julho (quarta-feira) – Venda mais com estratégias de Marketing Digital.
  • 28 de julho (quinta-feira) – Como vender moda no marketplace.

Para se inscrever, basta clicar aqui.

Fonte: Sebrae

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO